Um perfil das linhas paradigmáticas sobre formação moral apresentado por professores de Ciências da Educação Básica

Conteúdo do artigo principal

Cibele Mota dos Santos Krauss
Jerry Adriane Pinto de Andrade
Ana Cristina Santos Duarte

Resumo

A educação moral é de grande relevância para o desenvolvimento do ser humano, as abordagens morais, quando inseridas nos currículos, contribuem na qualificação docente e melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Considerando essas questões, esta pesquisa centralizou-se na educação em valores morais nos espaços escolares, destacando a sua importância no ensino de Ciências. O objetivo foi traçar um perfil sobre formação moral apresentado por professores de Ciências. O referencial teórico foi baseado nas cinco linhas paradigmáticas de Puig. É uma pesquisa qualitativa, em que a obtenção dos dados foi realizada por meio da escala Likert, um questionário aplicado para dez professores. Os resultados indicaram que a maioria dos professores apresentou um perfil paradigmático sobre formação moral polissêmico e conhecimento superficial.

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Como Citar
Krauss, C. M. dos S., Andrade, J. A. P. de, & Duarte, A. C. S. (2024). Um perfil das linhas paradigmáticas sobre formação moral apresentado por professores de Ciências da Educação Básica. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(1), 300–319. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i1.1134
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Cibele Mota dos Santos Krauss, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores -  Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Candeias, BA - Brasil

Jerry Adriane Pinto de Andrade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Biologia Celular e Molecular  - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS - Brasil. Professor Titular Nível B da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Candeias, BA - Brasil 

Ana Cristina Santos Duarte, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorado em Educação - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA - Brasil. Professora Titular B da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Candeias, BA - Brasil

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