Análise do potencial de uma Sequência Didática Interativa (SDI) com uso de blocos de resina para o ensino de artrópodes no ensino fundamental

Conteúdo do artigo principal

Roberta Bartelmebs
Eduarda Tomin Carmelo

Resumo

Neste trabalho, relatamos a aplicação de uma Sequência Didática Interativa (SDI) com blocos de resina, nos quais havia animais incrustados, para trabalhar o conteúdo de Artrópodes, na disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II.  O objetivo foi o de compreender como o uso de blocos de resina aliado a uma SDI pode potencializar a aprendizagem do filo Arthropoda. A coleta de dados foi realizada por meio de observação, diário de campo e desenhos produzidos pelos alunos de uma turma de oitavo ano. A SDI foi realizada em três etapas. A partir da análise dos dados, é possível afirmar que a SDI potencializou a aprendizagem do filo Arthropoda. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Bartelmebs, R., & Carmelo, E. T. (2022). Análise do potencial de uma Sequência Didática Interativa (SDI) com uso de blocos de resina para o ensino de artrópodes no ensino fundamental. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(2), 950–969. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i2.806
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Roberta Bartelmebs, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação em Ciências e Matemática - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Porto Alegre, RS -  Brasil. Professora Adjunta - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Palotina, PR - Brasil.

Eduarda Tomin Carmelo, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil.

Referências

ALVES, L. F. A.; BUSARELLO, G. D.; GIANNOTTI, S. M. Os Artrópodes nos materiais didáticos utilizados em escolas da rede particular do ensino médio em Cascavel, PR. Revista Varia Scientia, v. 6, n. 12, p. 107-120, 2006.

BARTELMEBS, R. C.; SILVA, J. A. Representações de crianças do Ensino Fundamental acerca do conceito de céu a partir do Método Clínico-Crítico. Shème. Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genética. v.5, n. 2, p. 4-23., 2013.

BERTUNCELLO, J. M. Z.; BORTOLETO, E. Curiosidade e prazer de aprender: o papel da curiosidade na aprendizagem criativa. Criciúma: Criar Educação, v.6, n.2, p. 1-7, 2017.

CAMARGO, E. A. B. Produção didático-pedagógica modelos didáticos no estudo de artrópodes. Caderno PDE: os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE produções didático-pedagógicas, v.2, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uepg_cien_pdp_eloa_aparecida_boguchesky.pdf Acesso em: 25 mar. 2022.

CONTENTE, M. P.; MACHADO, C. R. S.; SOUZA, E. S. O ensino de artrópodes mediado por uma sequência de ensino investigativo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017.Atas... Santa Catarina, Florianópolis: ABRAPEC, p. 1-10, 2017.

CREMA, E. C. A escola como espaço de mediação do conhecimento e humanização. Fronteiras: Revista de História, v. 22, n. 39, p. 67-85, 2020.

CRUZ, P.; BORGES, J. M.; NOGUEIRA FILHO, O. (Coord.). Ensino a distância na educação básica frente à pandemia da Covid-19. Todos pela Educação, 2020.

DINIZ-PEREIRA, J. E. A formação acadêmico-profissional: compartilhando responsabilidades entre universidades e escolas. Minas Gerais: Universidade Federal de Minas Gerais, 2014.

DRIVER, R.; GUESNE, E.; TIBERGHIEN, A. Ideas científicas en la infancia y la adolescencia. Madrid: Editora Morata, 312 p.,1999.

FUMAGALLI, L. O ensino de ciências naturais no nível fundamental da educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISSMANN, H. Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 10 p., 1998.

FURLAN, M. Identificação dos Arthropoda: subsídios para o ensino de Ciências e Biologia. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. São Paulo: Botucatu, 42 p., 2008.

GOLDSCHMIDT, A. I.; MACHADO, D. T. de M.; STAEVIE, E. M. S.; MACHADO, A. L. G.; FLORES, M. F. A importância do lúdico e dos sentidos sensoriais humanos na aprendizagem do meio ambiente. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: CENÁRIOS E DIREÇÕES, 13., 2008. Anais... Cachoeira do Sul: ULBRA, 2008.

KOOP, C.; VOLPI, T. A. Comparação do conhecimento entomológico entre alunos de zona urbana e rural. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 7, n. 20, 2021.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

KRASILCHIK, M. XIV Biologia Ensino prático. CALDEIRA, A. M. de A.; ARAUJO, E. S. N. N. de A. (Org.) Introdução a didática da Biologia. São Paulo: Editora Escrituras, 2009, p. 249-258.

LIBÂNEO, J. C. A prática pedagógica de professores da escola pública. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1984.

LOPES, M. M.; ANDRADE, L. P.; HERCULANO, A.; SABINO, J.; JUNIOR, F. P. C. Incrustação de artrópodes em resina poliéster: Kit didático para o Ensino de Ciências. Revista Educação Ambiental em ação. nº 64, 2018. Disponível em: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3233 Acesso em: 25 de março de 2022.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. 14.ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

MINAYO, M. C. S. A Pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; NETO, O. C. Pesquisa social, teoria método e criatividade. 21.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 22-22.

OLIVEIRA, M. M. Sequência didática interativa no processo de formação de professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

PINTO, D. P.; CRUZ, E. M. S.; BRAGA, T. S.; PAULA, V. C. A importância da roda de conversa na educação infantil. Revista Ibero, São Paulo, p. 1298-1309, 2021.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote,1992. p. 79-92.

SILVA, T, V. Uso de material biológico resinado nas aulas de ciências: recurso didático bioético. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco. Vitória de Santo Antão, PR, 2018. 46 p.

SILVA, T. F. P.; COSTA NETO, E. M. Percepção de insetos por moradores da comunidade Olhos d’Água, município de Cabaceiras do Paraguaçu, Bahia, Brasil. Boletín de la SEA, n. 35, p. 261-268, 2004. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1048119 Acesso em: 25 de março de 2022.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

ZANETTE, M. S. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Revista Educar em Revista, Curitiba, n. 65, p.149-166, 2017.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.