As posturas de estudantes do ensino médio diante de um tema que gera conflito entre ciência e crença a origem da vida

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Núbia Costa Nascimento
Rosiléia Oliveira de Almeida

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a análise das posturas de estudantes do Ensino Médio, de diferentes crenças, frente ao conhecimento científico sobre origem da vida. Para isso utilizou-se um questionário no início do ano letivo e outro ao final. Foi observado que, ao serem indagados sobre como explicariam a origem da vida, os estudantes expressaram conhecimentos que podem ser classificados em quatro categorias: apenas científico; apenas religioso, científico e religioso, isoladamente; científico e religioso, de forma mesclada. No questionário inicial a maioria dos estudantes mobilizou principalmente ideias criacionistas e, no questionário final, continuou se referindo ao criacionismo, mas combinando-o a uma teoria científica. Tal resultado indica que as crenças não foram mudadas devido às aulas de ciências, mas que o conhecimento científico passou a coexistir com as ideias religiosas como uma explicação plausível.

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Como Citar
Nascimento, N. C., & Almeida, R. O. de. (2019). As posturas de estudantes do ensino médio diante de um tema que gera conflito entre ciência e crença: a origem da vida. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 12(1), 95–114. https://doi.org/10.46667/renbio.v12i1.211
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Núbia Costa Nascimento, Instituto Federal da Bahia

Doutora  em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Área de Ciência da Natureza e Matemática do Instituto Federal da Bahia, campus Simões Filho

Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

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