Ensino de evolução biológica e formação docente uma análise dos trabalhos publicados no ENPEC e no ENEBIO

Conteúdo do artigo principal

Larissa Lunardi
Keiciane Canabarro Drehmer Marques
Maria Rosa Chitolina Schetinger

Resumo

Nesta pesquisa, foram investigados trabalhos publicados no ENPEC e no ENEBIO relacionados ao ensino de evolução biológica e formação de professores. Identificaram-se 21 trabalhos sobre a temática, que foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Oito categorias temáticas constituíram o foco dos estudos relacionados à evolução biológica: a) concepções conceituais; b) dificuldades no ensino; c) estratégias didáticas; d) possibilidades no ensino; e) cursos de formação; f) epistemologia; g) evolucionismo e religião; e h) importância da evolução biológica. Com isso, percebe-se que as dificuldades e os equívocos relacionados aos conceitos evolutivos são frequentes, e que a formação está diretamente relacionada a esses desafios, pela fragmentação do conteúdo e escassez nas discussões sobre natureza da ciência e crenças religiosas.

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Como Citar
Lunardi, L., Marques , K. C. D., & Schetinger, M. R. C. (2023). Ensino de evolução biológica e formação docente: uma análise dos trabalhos publicados no ENPEC e no ENEBIO. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(2), 1468–1490. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.1156
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Larissa Lunardi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação em Ciências - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS - Brasil. Mestra em Ensino de Ciências - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Chapecó, RS - Brasil. Professora de Biologia na Rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul - Brasil. 

Keiciane Canabarro Drehmer Marques , Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação em Ciências - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS - Brasil. Professora - Universidade Federal de Santa Catarina  (UFSC).  Florianópolis, SC - Brasil.  

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências (Bioquímica) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba, PA. Pós-doutorado - Albert Einstein College of Medicine/USA Professora titular - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS - Brasil.

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