Estado da arte sobre a superação das dificuldades de aprendizagem em pesquisas na área de ensino de Biologia

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Hanna Patrícia da Silva Bezerra
José Moysés Alves

Resumo

Considerando a importância da Biologia no ensino médio, realizamos uma revisão do tipo estado da arte com o objetivo de identificar como as dificuldades de aprendizagem e sua superação são apresentadas em pesquisas de natureza interventiva sobre o ensino de Biologia. Analisamos 56 pesquisas, no período de 2010 a 2020. Evidenciamos a utilização de referenciais teóricos variados, em pesquisas com abordagem qualitativa. As dificuldades de aprendizagem não foram objeto de estudo específico, sendo consideradas nas justificativas das pesquisas e atribuídas à complexidade do conteúdo, às características dos aprendizes e às metodologias de ensino. Identificamos intervenções pedagógicas diversificadas, em geral, avaliadas como bem sucedidas. As pesquisas enfatizaram a dimensão operacional da aprendizagem e poucos trabalhos consideraram a singularidade dos estudantes e suas relações afetivas.

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Como Citar
Bezerra, H. P. da S., & Alves, J. M. (2023). Estado da arte sobre a superação das dificuldades de aprendizagem em pesquisas na área de ensino de Biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(1), 73–96. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i1.901
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Hanna Patrícia da Silva Bezerra, Instituto Federal do Amapá

Doutora em Educação em Ciências e Matemática - Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil. Professora EBTT - Instituto Federal do Amapá (IFAP). Santana, AP - Brasil

José Moysés Alves, Universidade Federal do Pará

Doutor em Psicologia - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil. Professor Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil. 

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