Abordagem de questões sociocientíficas no ensino de Biologia como mecanismo de fortalecimento do protagonismo juvenil

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Maria Daiane Lopes Moreira
Herikson Araújo de Freitas

Resumo

O Protagonismo Juvenil é entendido como a capacidade dos adolescentes em participarem, de forma ativa, de atividades ou projetos de caráter público, exercendo papel transformador na sociedade. Esta pesquisa objetivou analisar a influência da abordagem de temáticas sociocientíficas, no ensino de biologia, como mecanismo de fortalecimento do protagonismo juvenil. Na coleta de dados, foram realizadas entrevistas com professores de biologia e grupo focal com estudantes do ensino médio. A organização dos dados foi feita por meio da análise das falas dos alunos, e das entrevistas aplicadas com os professores.  Questões ambientais e sociais foram selecionadas e discutidas no grupo focal. Notou-se que a abordagem de aspectos sociocientíficos, nas aulas de biologia, pode desenvolver o protagonismo em estudantes da educação básica.

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Como Citar
Moreira, M. D. L., & Freitas, H. A. de. (2023). Abordagem de questões sociocientíficas no ensino de Biologia como mecanismo de fortalecimento do protagonismo juvenil. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 800–820. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.996
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Maria Daiane Lopes Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciatura em Ciências Biológicas - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Fortaleza, CE - Brasil.

Herikson Araújo de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutorando em Ensino - Universidade Federal do Ceará/Rede Nordeste de Ensino (UFC/RENOEN). Fortaleza, CE - Brasil. Mestre em Ensino na Saúde - Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, CE - Brasil. Coordenador do PIBID/BIOLOGIA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Acaraú, CE - Brasil.

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