O conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino de Botânica uma revisão sistemática da literatura

Conteúdo do artigo principal

José Orlando Bispo dos Santos
https://orcid.org/0000-0001-6207-875X
Guadalupe Edilma Licona de Macedo
https://orcid.org/0000-0001-6283-7031

Resumo

Tendo em vista a importância do ensino de botânica para a sociedade e do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) na formação inicial e continuada dos professores, apresentamos um mapeamento da produção científica brasileira disponível em dissertações e teses sobre o CPC no ensino de botânica no Brasil, de forma a compreender como esse constructo vem se estabelecendo nessa área; quais as estratégias e métodos enfoca; quais regiões e etapas do ensino mais privilegiadas com esses conhecimentos. Para tanto, realizou-se revisão sistemática da literatura disponível no Catálogo de Teses e Dissertações e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Foram localizados 9 trabalhos, com abordagens temáticas ligadas, majoritariamente, à educação básica, exprimindo a carência de pesquisas, sobretudo, no nível superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, J. O. B. dos, & Macedo, G. E. L. de. (2025). O conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino de Botânica: uma revisão sistemática da literatura. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(1), 189–208. https://doi.org/10.46667/renbio.v18i1.1576
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

José Orlando Bispo dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Guadalupe Edilma Licona de Macedo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Referências

BARBOSA, Pércia Paiva. Licenciatura EAD em Ciências e Biodiversidade Vegetal: bases de conhecimento docente, crenças de formadores, percepções e produções de estudantes. 2019. 341 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas – Botânica). Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

BARNETT, John; HODSON, Derek. Pedagogical context knowledge: Toward a fuller understanding of what good Science teachers know. Science Education, v. 85, n. 4, p. 426-453, 2001

BAXTER, J. A.; LEDERMAN, N. G. Assessment and measurement of pedagogical content knowledge. In: GESS-NEWSOME, J.; LEDERMAN, N. G. (Eds.), Examining pedagogical content knowledge. Dordrecht: Kluwer Academic, 1999, p. 147-161.

BONADIO, Letícia de Castro. A mobilização de conhecimentos docentes para o ensino de botânica: um estudo com base em depoimentos de professores da Educação Básica. 2023. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências. Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2023.

COCHRAN, Kathryn F.; DeRUITER, James A.; KING, Richard A. Pedagogical Content Knowledge: teachers' integration of subject matter, pedagogy, students, and learning environments. Journal of Teacher Education, v. 44, n. 4, p. 263-272, 1993

COSTA, Ana Mikaele Marques; MOTA, Ana Paula Araújo; BRITO, Selma Freire de. Publicações sobre o ensino de botânica: o que os estudos dos anos de 2017 a 2020 mostram? Arquivos do Mudi, v. 25, n. 2, p. 111-126, 2021.

CRESWELL, John. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Tradução: Sandra Mallmann da Rosa. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

CRUZ, Paloma Damiana Rosa. Biodiversidade vegetal e formação de professores: análise de conhecimentos base em uma licenciatura EaD de Biologia. 2022. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Programa Interunidades em Ensino de Ciências. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

ELIAS, Perceli Gomes. Indícios do conhecimento pedagógico do conteúdo de licenciandos em química durante o estágio supervisionado. 2011. 204 f. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciências). Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

FERNANDEZ, Carmen. Knowledge Base for Teaching and Pedagogical Content Knowledge (PCK): Some Useful Models and Implications for Teachers’ Training. Problems of education in the 21st century, v. 60, 2014.

FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução: Magda Lopes. Porto Alegre: Penso, 2013.

FRANCO, Carolina de Oliveira. Aspectos do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de Botânica de professores de Biologia após formação continuada na Educação a Distância. 2017. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências). Departamento de Botânica. Instituto de Biociências. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luis Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6 n. 1, p.57-73, 2020.

GAUTHIER, Clermont; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.

Geddis, Arthur N. Transforming subject-matter knowledge: The role of pedagogical contente knowledge in learning to reflect on teaching. International. Journal of Science Education, v. 15, p. 673-683, 1993.

GIL, Antônio Carlos, Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. - São Paulo: Atlas, 2002

GIUDICELLI, Giovanna Câmara; JOHN, Ana Laura de Walau; DORNELES, Mariane Paludette. As plantas são um sucesso (evolutivo) – e nós podemos provar! In: ARAÚJO, L. A. V.; VIEIRA, G. C. Ensino de Biologia: uma perspectiva evolutiva. Porto Alegre: Instituto de Biociências da UFRGS, 2021, p. 271-305. (Volume II: Biodiversidade & Evolução).

GOES, Luciane Fernandes de. Conhecimento pedagógico do conteúdo: estado da arte no campo da educação e no ensino de química. 2014. 157 f. Dissertação (Mestrado). Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

GOES, Luciane Fernandes de; FERNANDEZ, Carmen. Reflexões metodológicas sobre pesquisas do tipo estado da arte: investigando o conhecimento pedagógico do conteúdo. Studies in Science Education, 45 (2), 169-204, 2018.

GROSSMAN, Pâmela L. The making of a teacher: teacher knowledge and teacher education. New York: teachers college press, 1990.

HUME, Anne; BERRY, Amanda. Constructing CoRes – a Strategy for Building PCK in Pre-service Science Teacher Education. Research in Science Education, v. 41, n. 3, p. 341-355, 2011.

Kind, Vanessa. Pedagogical content knowledge in science education : potential and perspectives for progress. Studies in science education, v. 45, n. 2, p. 169-204, 2009.

LEITE, Vinícius Souza Magalhães; MEIRELLES, Rosane Moreira Silva de. O ensino de botânica na Base Nacional Comum Curricular: construções, acepções, significados e sentidos. Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 213-230, 2023.

LEOPOLDO, Lucas Dias; BASTOS, Dias. A pesquisa em Ensino de Botânica: contribuições e características da produção científica em periódicos. Insignare Scientia, v. 01, n. 03, 2018.

LOUGHRAN, John; MULHALL, Pamela; BERRY, Amanda. In search of pedagogical content knowledge in science: Developing ways of articulating and documenting professional practice. Journal of Research in Science Teaching, v. 41, n. 4, p. 370-391, 2004.

MACEDO, Marina. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) sobre ecossistemas de São Paulo: estudo de caso com professores de Biologia em programa de formação inicial, inseridos no PIBID. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas). Instituto Biociências. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017

MAGNUSSON, Shirley; KRAJCIK, Joseph; BORKO, Hilda. Secondary teachers’ knowledge and beliefs about subjectmatter and their impact on instruction. In: GESS-NEWSOME, J; LEDERMAN, N. G (Eds.), Examining pedagogical content knowledge. Dordrecht: Kluwer, 1999, p. 95-132.

MARCONI, M. A., LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 6a ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MATOS, Elaine Cristine Amarante do; MAKNAMARA, Marlécio Silva Cunha da; PRATA, Ana Paula Nascimento do. Pesquisas em ensino de botânica na Universidade Federal de Sergipe. In: MAKNAMARA, Marlécio (org.). Itinerário de pesquisa na formação docente em Biologia. Curitiba: Appris, 2017, p. 151-163.

MELO, Edilaine Andrade; ABREU, Fabíula Francisca de; ANDRADE, Adriano Borges; ARAÚJO, Maria Inêz Oliveira. A aprendizagem de botânica no ensino fundamental: dificuldades e desafios. Scientia Plena, v. 8, n 10, 2012.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

MORAIS, Rutiléa Mendes de. A mobilização do conhecimento pedagógico do conteúdo de plantas medicinais de professoras em formação. 2022. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Ensino. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, 2022.

NABORS, Murray W. Introdução à Botânica. São Paulo: Roca, 2012.

ORNELAS, Márcia Martins. Percepções dos discentes em ciências biológicas das universidades estaduais da Bahia a respeito de sua formação quanto aos conteúdos de botânica. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, 2021.

PEREIRA, Maurício Gomes. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

PEREIRA, Perceli Gomes Elias M.; FERNANDEZ, Carmen. Indícios do modelo integrativo no desenvolvimento do PCK em licenciandos em química durante o estágio supervisionado. Revista de Educación de las Ciencias, v 14, p.74-78, 2013.

PES, Cinara Dal Santos. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo em Botânica: Desafios para a formação docente na Educação Básica. 2019. 208 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Franciscana. Santa Maria, 2019.

PINTO, Talita Vieira; MARTINS, Ivan Machado; JOAQUIM, Walderez Moreira. A construção do conhecimento em botânica através do ensino experimental. In: XIII ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E IX ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO. São José dos Campos, 2009. Anais... Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, 2009.

RAY, F. Evert; SUSAN, E. Eichhorn. Biologia Vegetal. Tradução: Ana Claudia M. Vieira et al. 8 ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 2014.

RIZZINI, C. MORS, W. Botânica econômica brasileira. São Paulo: EPU/EDUSP,1976.

ROLLNICK, Marissa; BENNETT, Judith; RHEMTULA, Mariam; DHARSEY, Nadine; NDLOVU, Thandi. The Place of Subject Matter Knowledge in Pedagogical Content Knowledge: A case study of South African teachers teaching the amount of substance and chemical equilibrium. International Journal of Science Education, v. 30, n. 10, p. 1365-1387, 2008.

SAITO, Luis Carlos. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Biodiversidade Vegetal em Licenciandos e Professores Experientes. 2019. 197 f. Tese (Doutorado). Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Departamento de Botânica, São Paulo, 2019

SALATINO, Antônio; BUCKERIDGE, Marcos. “Mas de que te serve saber botânica?”. Estudos Avançados, v. 30, n. 87, p.177-196, 2016.

SCHON, Donald A. The reflective practioner: how professionals think in action. EUA: Basic Books, 1983.

SHULMAN, Lee. S. Those Who Understand: Knowledge Growth. Teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, 1986.

SHULMAN, Lee. S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard education review, v. 57, n. 1, p. 1-21, 1987.

SHULMAN, Lee S. Pedagogies. Liberal education, Chicago, 2005.

SHULMAN, Lee S. Conhecimento e Ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec. São Paulo, v. 4, n. 2, 2014.

SILVA, Marilia de Freitas. Análise do conhecimento pedagógico do conteúdo sobre Fisiologia Vegetal de um professor-formador em curso de licenciatura em Biologia na modalidade EaD. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado). Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2023.

SILVA, João Rodrigues Santos da. Concepções dos professores de botânica sobre o ensino e a formação de professores. 2013. 208 f. Tese (Doutorado). Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Departamento de Botânica. São Paulo, 2013.

SOUZA, Cássia Luã Pires de; GARCIA, Rosane Nunes. Buscando produções acadêmicas acerca do ensino de botânica: uma pesquisa de levantamento bibliográfico. REnCiMa, v 9, n 3, p. 54-69, 2018

SOUZA, Cássia Luã Pires de; KINDEL, Eunice Aita Isaia. Compartilhando ações e práticas significativas para o ensino de botânica na educação básica. Experiências em Ensino de Ciências, v. 9, n. 3, p. 44-58, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

URSI, Suzana; BARBOSA, Pércia Paiva; SANO, Paulo Takeo; BERCHEZ, Flávio Augusto de Souza. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados, v 32, n 94, 2018.

URSI, Suzana; SALATINO, Antônio. É tempo de superar termos capacitistas no ensino de Biologia: “impercepção botânica” como alternativa para “cegueira botânica”. (Nota Técnica) Bol. Bot. Univ. São Paulo, São Paulo, v. 39, p. 1-4, 2022.

VAN DRIEL, JAN H.; Verloop, Nico; DE VOS, Wobbe. Developing science teachers' pedagogical content knowledge. Journal of Research in Science Teaching, v. 35, n. 6, p. 673-695, 1998.

VASQUEZ, Diego T; FREITAS, Kelma C. de; URSI, Suzana Aprendizado ativo no ensino de Botânica. São Paulo: Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, 2021.

VEAL, William R.; MARKINSTER, James G. Pedagogical Content Knowledge Taxonomies. Eletronical Journal os Science Education, v. 3, n. 4, 1999.

ZABALZA, Miguel Angel. Competencias docentes del profesorado universitário. Calidad y desarrollo profesional. Madrid: Editora Narcea, 2006.

Artigos Semelhantes

<< < 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.