Entre tensões, resistência e inovação processo de construção de uma proposta curricular de ciências da natureza

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Fernanda Bassoli
Érica Maria Nascimento Dias
Felipe Bastos
Márcia Fernandes Pinheiro Hara
Fabiana Andrade da Costa Vieira
Thamiris Dornelas de Araújo

Resumo

Discutimos neste artigo o processo de construção de uma proposta curricular de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental. Tal construção foi impulsionada pela promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e partiu de uma análise crítica da mesma, pautada pelos nossos saberes experienciais associados aos referenciais teóricos a que nos alinhamos ao longo de nossa trajetória de professoras-pesquisadoras. Ao passo em que construímos uma crítica e propostas alternativas à BNCC, nos vemos tensionados por ela, tendo em vista a vinculação das avaliações externas, dos materiais didáticos e de processos seletivos a este documento. Como conciliar nossas críticas e propostas de inovação a este documento normativo que visa homogeneizar os currículos e controlar o trabalho docente? Eis o desafio sobre o qual nos debruçamos neste texto.

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Como Citar
Bassoli, F., Dias, Érica M. N., Bastos, F., Hara, M. F. P., Vieira, F. A. da C., & Araújo, T. D. de. (2023). Entre tensões, resistência e inovação: processo de construção de uma proposta curricular de ciências da natureza. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 670–692. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1087
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Fernanda Bassoli, Colégio de Aplicação João XXIII – Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Química - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, MG - Brasil. Professora EBTT  – Colégio de Aplicação João XXIII – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, MG - Brasil

Érica Maria Nascimento Dias, Colégio de Aplicação João XXIII - Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Ciências Biológicas (Comportamento e Biologia Animal) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Juiz de Fora, MG - Brasil. Professora EBTT - Colégio de Aplicação João XXIII - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG - Brasil.  

Felipe Bastos, Colégio de Aplicação João XXIII - Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professor EBTT - Colégio de Aplicação João XXIII – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Juiz de Fora, MG - Brasil. 

Márcia Fernandes Pinheiro Hara, Colégio de Aplicação João XXIII - Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, MG, Brasil. Professora do Departamento de Ciências Naturais - Colégio de Aplicação João XXIII - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora,  MG - Brasil

Fabiana Andrade da Costa Vieira, Colégio de Aplicação João XXIII - Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação para a Ciência - Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bauru, SP - Brasil. Professora EBTT - Colégio de Aplicação João XXIII - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora,  MG - Brasil

Thamiris Dornelas de Araújo, Colégio de Aplicação João XXIII - Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Ciências Biológicas/Genética e Biotecnologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, MG - Brasil. Professora EBTT- Colégio de Aplicação João XXIII - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora,  MG - Brasil

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