Contribuições de um jogo pedagógico para o ensino de Biologia celular nos anos finais do Ensino Fundamental II

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Adriane Barth
Karine Felinto de Souza Vieira

Resumo

Neste trabalho apesentamos as contribuições de um jogo pedagógico utilizado como ferramenta didática para o ensino das células. O jogo consiste em um tabuleiro gigante composto por várias perguntas sobre o tema células e cujas peças são os próprios alunos que, ao longo do jogo, se movimentam sobre o mesmo de acordo com os acertos ou erros. Após a confecção, o jogo foi apresentado a duas turmas de alunos do 6º ano e a uma turma de 7º ano do ensino fundamental II. Foi possível observar o entusiasmo e a motivação dos alunos em participar da atividade proposta, além de uma melhoria no conhecimento sobre o tema, o que consolidou o jogo como importante ferramenta no processo de ensino aprendizagem

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Como Citar
Barth, A., & Vieira, K. F. de S. (2024). Contribuições de um jogo pedagógico para o ensino de Biologia celular nos anos finais do Ensino Fundamental II. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(2), 942–964. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i2.1615
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Adriane Barth, Instituto Federal de Educação

Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Ilhéus, BA - Brasil. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Rondonópolis, MT - Brasil.  

Karine Felinto de Souza Vieira, Instituto Federal de Educação

Graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza. Cursando Especialização em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação em Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT). Rondonópolis, MT - Brasil

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