Situações-problema como estratégia para a aprendizagem significativa em Biologia

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Jennifer Caroline de Sousa

Resumo

Nas práticas escolares ainda é persistente o desafio de favorecer um processo de aprendizagem significativa por meio da mobilização dos conhecimentos prévios dos estudantes. Neste artigo discutimos a utilização de uma situação-problema sobre clonagem nas aulas de Biologia como estratégia para (i) identificar subsunçores na estrutura cognitiva de alunos que seriam introduzidos a conteúdos de Genética e (ii) possibilitar a elaboração de um organizador prévio. Os registros dos estudantes foram submetidos à Análise de Conteúdo. Consideramos que a aplicação da situação-problema e a produção subsequente de um organizador prévio permitiram evidenciar conhecimentos e concepções dos alunos acerca da temática, ademais de contribuir para refletir sobre a inclusão de questões bioéticas no Ensino de Biologia.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Sousa, J. C. de. (2019). Situações-problema como estratégia para a aprendizagem significativa em Biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 12(2), 270–291. https://doi.org/10.46667/renbio.v12i2.239
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Jennifer Caroline de Sousa, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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