O sul enquanto horizonte epistemológico da produção de conhecimentos às Pedagogias Decoloniais

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Michel Soares Caurio
Suzani Cassiani
Patricia Montanari Giraldi

Resumo

Este trabalho integra uma pesquisa de doutorado e propõe reflexões sobre formas de produção e validação de conhecimentos da Ciência Moderna, considerando que ela está ancorada em uma dinâmica colonial pautada no racismo estrutural, no patriarcado e no capitalismo. Questionamos quais efeitos essas epistemologias produzem na educação em ciências e apontamos as implicações nesse campo de ensino e pesquisa. Indicamos as Epistemologias do Sul enquanto horizonte epistemológico e a Interculturalidade Crítica como possibilidade para anunciar um ensino de ciências decolonial, pautando a horizontalidade de conhecimentos a partir de posturas contrárias as injustiças sociais. Por fim, destacamos a urgência do diálogo entre a Ciência e as periferias, em virtude de discursos anticientíficos fortalecidos a partir de grupos de grande poder político.

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Como Citar
Caurio, M. S., Cassiani, S., & Giraldi, P. M. (2021). O sul enquanto horizonte epistemológico: da produção de conhecimentos às Pedagogias Decoloniais. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 680–699. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.361
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Michel Soares Caurio, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Educação em Ciências  -  Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutorando em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor de Ciências na Prefeitura Municipal de Florianópolis. 

Suzani Cassiani, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora titular - Centro de Ciências da Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Patricia Montanari Giraldi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação Científica e Tecnológica  - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Pós-doutorado em Educação - Universidade de Lisboa. Professora Associada -  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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