Avaliação de Objetos de Aprendizagem (OA) sobre Evolução Biológica (EB) a partir da Teoria da Carga Cognitiva (TCC)

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Tereza Cristina Lima Portela
Mario Cezar Amorim de Oliveira

Resumo

A Evolução Biológica (EB) constitui um eixo integrador dos conhecimentos biológicos produzidos pelos demais campos da Biologia; contudo, pesquisas apontam para a dificuldade do seu ensino e um déficit na sua aprendizagem. A Teoria da Carga Cognitiva (TCC) pode orientar tanto a elaboração de melhores recursos didáticos, que efetivamente contribuam para o processo de ensino-aprendizagem, quanto a construção de instrumentos para avaliar pedagogicamente tais recursos. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar o potencial pedagógico de Objetos de Aprendizagem (OA) relacionados à EB a partir de alguns efeitos da TCC. Os 14 OAs relacionados à EB foram retirados do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e avaliados a partir dos efeitos da atenção dividida, modalidade, redundância e elementos isolados.

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Como Citar
Portela, T. C. L., & Oliveira, M. C. A. de. (2020). Avaliação de Objetos de Aprendizagem (OA) sobre Evolução Biológica (EB) a partir da Teoria da Carga Cognitiva (TCC) . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(2), 400–425. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i2.378
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Tereza Cristina Lima Portela, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Mestra em Ensino de Biologia (PROFBio-UECE). Professora de Biologia da Rede Estadual de Educação do Ceará (SEDUC-CE).

Mario Cezar Amorim de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor de Ensino de Biologia do Colegiado da Licenciatura em Ciências Biológicas  -  Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI-UECE) e do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBio-UECE).

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