Narrativas docentes de educação sexual em perspectivas geracionais

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Luisa Machado
Nathany Pacheco Sousa
Sandra Lucia Escovedo Selles

Resumo

Neste artigo, examinamos mudanças de enfoque de educação sexual que foram sendo engendradas em práticas docentes. Examinamos essas mudanças em narrativas orais de oito professores de Ciências e Biologia de quatro gerações, definidas pelo início das suas atividades profissionais (1980-2010). A análise das narrativas foi realizada em diálogo com contribuições dos estudos do currículo, dos saberes docentes e das finalidades educacionais. As práticas de educação sexual relatadas integram os saberes experienciais dos docentes em contextos sociais e pedagógicos atravessados pela mescla de finalidades educacionais e condicionantes temporais. As narrativas sugerem possibilidades de trabalhar a educação sexual, sensíveis aos riscos que a população estudantil corre em função da violência sexual, dos preconceitos de gênero e definições culturais que a exclui socialmente.

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Como Citar
Machado, L., Sousa, N. P. ., & Selles, S. L. E. (2021). Narrativas docentes de educação sexual em perspectivas geracionais. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 192–212. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.535
Seção
Dossiê Temático - Gênero, Sexualidade e Ensino de Biologia - entre práticas
Biografia do Autor

Luisa Machado, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestranda em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ - Brasil. Professora da Rede Municipal de Teresópolis.

Nathany Pacheco Sousa, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Bacharel  em Ciências Biológicas - Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil. Bolsista PIBICV/CNPq-UFF

Sandra Lucia Escovedo Selles, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Educação em Ciências - University of East Anglia, Inglaterra. Professora Titular - Faculdade de Educação  - Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil.

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