Avaliação de Objetos de Aprendizagem (OA) sobre Evolução Biológica (EB) a partir da Teoria da Carga Cognitiva (TCC)

Conteúdo do artigo principal

Tereza Cristina Lima Portela
Mario Cezar Amorim de Oliveira

Resumo

A Evolução Biológica (EB) constitui um eixo integrador dos conhecimentos biológicos produzidos pelos demais campos da Biologia; contudo, pesquisas apontam para a dificuldade do seu ensino e um déficit na sua aprendizagem. A Teoria da Carga Cognitiva (TCC) pode orientar tanto a elaboração de melhores recursos didáticos, que efetivamente contribuam para o processo de ensino-aprendizagem, quanto a construção de instrumentos para avaliar pedagogicamente tais recursos. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar o potencial pedagógico de Objetos de Aprendizagem (OA) relacionados à EB a partir de alguns efeitos da TCC. Os 14 OAs relacionados à EB foram retirados do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e avaliados a partir dos efeitos da atenção dividida, modalidade, redundância e elementos isolados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Portela, T. C. L., & Oliveira, M. C. A. de. (2020). Avaliação de Objetos de Aprendizagem (OA) sobre Evolução Biológica (EB) a partir da Teoria da Carga Cognitiva (TCC) . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(2), 400–425. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i2.378
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Tereza Cristina Lima Portela, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Mestra em Ensino de Biologia (PROFBio-UECE). Professora de Biologia da Rede Estadual de Educação do Ceará (SEDUC-CE).

Mario Cezar Amorim de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor de Ensino de Biologia do Colegiado da Licenciatura em Ciências Biológicas  -  Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI-UECE) e do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBio-UECE).

Referências

ALMEIDA, R. R. et al. Avaliação de objetos de aprendizagem sobre o sistema digestório com base nos princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia. Ciência & Educação (Bauru), v. 20, n. 4, p. 1003-1017, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2510/251032706015.pdf. Acesso em: 28 maio 2018.

ALMEIDA, R. R.; CHAVES, A. C. L.; ARAÚJO JR, C. F. de. Avaliação de objetos de aprendizagem: aspectos a serem considerados neste processo. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA–SINECT, 3., 2012. Anais... Ponta Grossa, PR. Disponível em: http://www.sinect.com.br/anais2012/html/artigos/tic/11.pdf . Acesso em: 28 maio 2018.

AMORIM, D. S. Elementos básicos de sistemática filogenética. 2. ed. Ribeirão Preto: Holos Editora e Sociedade Brasileira de Entomologia, 1997.

ARAÚJO, L. A. L. (Org.). Evolução biológica: da pesquisa ao ensino. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017. Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/48d206_6b2a4da3805a47eab5c2b37b15f8b0d8.pdf. Acesso em: 28 jun. 2019.

AUDINO, D. F.; NASCIMENTO, R. S. Objetos de Aprendizagem - Diálogos entre conceitos e uma nova proposição aplicada à educação. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, n. 10, p.128-148, 2010. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1620. Acesso em: 08 maio 2018.

AYRES, P.; SWELLER, J. The split-attention principle in multimedia learning. In: MAYER, R. E. The Cambridge handbook of multimedia learning. Florida, EUA: Cambridge Univ., 2014. 206-226. Disponível em: https://doi.org/10.1017/ CBO9781139547369.011. Acesso em: 02 abr. 2019.

BIDINOTO, V. M. Concepções de futuros professores de ciências e biologia sobre a teoria de evolução de Darwin: tensões e desafios. 2015. 259p. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP. Disponível em: https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/docs/06042016_ 172056_vanessaminuzzibidinoto_ok.pdf . Acesso em: 16 abr. 2019.

BIZZO, N.; EL-HANI, C. N. O arranjo curricular do ensino de evolução e as relações entre os trabalhos de Charles Darwin e Gregor Mendel. Filosofia e História da Biologia, v. 4, n. 1, p. 235-257, 2009. Disponível em: http://www.abfhib.org/FHB/FHB-04/FHB-v04-08.html. Acesso em: 18 ago. 2018.

BRANDÃO, E. J. R. Repensando modelos de avaliação de software educacional. In: 3º Simpósio de Investigação e desenvolvimento de software educativo, 3.,1998. Anais... Évora, Portugal. Disponível em: minerva.uevora.pt. Acesso em: 11 jun. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/ BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf Acesso em: 12 jun. 2019.

CASTRO, E.C. V.; OLIVEIRA, M. C. A.; LEYSER, V. Teaching about evolution: when science, ethics and religion come together. Revista Portuguesa de Filosofia, Fasc. 3, p. 587-608, 2010. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/41354904?seq=1/ subjects. Acesso em: 24 jan. 2019.

CHRISTUDAS, B. C. L.; KIRUBAKARAN, E.; THANGAIAH, P. R. J. An evolutionary approach for personalization of content delivery in e-learning systems based on learner behavior forcing compatibility of learning materials. Telematics and Informatics, v. 35, n. 3, p. 520-533, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tele.2017.02.004. Acesso em: 20 ago. 2018.

CLARK, R. C.; NGUYEN, F.; SWELLER, J. Efficiency in learning: evidence‐based guidelines to manage cognitive load. San Francisco, CA: Pfeiffer, 2006. Disponível em: sci-hub.tw/10.1002/pfi.4930450920 . Acesso em: 02 jul. 2019.

COSTA, F. A. Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender com Tecnologias. Inovação Curricular com TIC. In: I Encontro Internacional TIC e Educação, 2010, Lisboa. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2010, p. 931-936. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/5704 . Acesso em: 24 abr. 2019.

DOBZHANSKY, T. Nothing in biology sense except in the light of evolution. American Biology Teacher, v. 35, p. 125-129, 1973. Disponível em: http://www.bioone.org/doi/full/10.2307/4444260. Acesso em: 12 abr. 2019.

FARIAS, I. M. S.; SILVA, S. P.; CARDOSO, N. S. Metodologia da pesquisa educacional em biologia. Fortaleza, CE: Secretaria de Educação à Distância (SEAD) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), 2011.

FARIAS, S. C. Os benefícios das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de educação a distância (EAD). RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 11, n. 3, p. 15-29, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.20396/rdbci.v11i3.1628. Acesso em: 24 abr. 2019.

FURTADO, G.; PESSOA, F. A. C. Lições sobre 7 conceitos fundamentais da Biologia Evolutiva. Fortaleza: Expressão, 2009.

FUTUYMA, D. J. Evolução, ciência e sociedade. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Genética, 2002. Disponível em: https://www.sbg.org.br/sites/default/files/evolucao_ciencia_e_sociedade.pdf. Acesso em: 13 abr. 2019.

GALLO, P.; PINTO, M. G. Professor, esse é o Objeto Virtual de Aprendizagem. Revista Tecnologias na Educação, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2010. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art2-vol2-julho2010.pdf. Acesso em: 14 set. 2017.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

GODOI, K. A.; PADOVANI, S. Avaliação de objetos de aprendizagem: um estudo sobre abordagens e critérios de avaliação. In: 3º CONGRESSO NACIONAL DE AMBIENTES HIPERMÍDIA PARA APRENDIZAGEM, 3., 2008. Anais... São Paulo. Disponível em: http://wright.hiperlab.egr.ufsc.br/~alice/CONAHPA/anais/2008/conahpa2008.zip%20Folder/artigos/Avaliacao_de_objetos_de_aprendizagem_um_estudo_sobre_abordagens_e_criterios_de_avaliacao.pdf Acesso em: 29 maio 2018.

GOULD, S. J. Vida maravilhosa: o acaso na evolução e a natureza da história. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

GOULD, S. J. Nonoverlapping Magisteria. Natural History, v. 106, p.16-22, 1997. Disponível em: https://www.ceeol.com/search/article-detail?id=292198. Acesso em: 19 jul. 2019.

GOULD, S. J. Pilares do tempo: ciência e religião na plenitude da vida. Rio de Janeiro, RJ: Rocco, 2002a.

GOULD, S. J. The structure of evolutionary theory. Massachusetts-USA: Harvard Univ., 2002b.

GRANDO, A. R. C. S.; KONRATH, M. L. P.; TAROUCO, L. M. R. Alfabetização visual para a produção de objetos educacionais. RENOTE: revista novas tecnologias na educação, v. 1, n. 2, p. 1-9, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Liane_Tarouco/publication/237485976_Alfabetizacao_visual_para_a_producao_de_objetos_educacionais/links/561bb7bd08ae044edbb382be/Alfabetizacao-visual-para-a-producao-de-objetos-educacionais.pdf. Acesso em: 24 fev. 2019.

INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2018 - Notas Estatísticas. Brasília, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/ notas_estatisticas/2018/notas_estatisticas_censo_escolar_2018.pdf. Acesso em: 13 jul. 2019.

KALYUGA, S.; SWELLER, J. The redundancy principle in multimedia learning. In: MAYER, Richard E. The Cambridge handbook of multimedia learning. Florida, EUA: Cambridge Univ., 2014. 247-262. Disponível em: https://doi.org/10.1017/CBO9781139547369.013. Acesso em: 02 jan. 2019.

LEITE, L. O. O Lúdico na Educação a Distância. RENOTE, v. 3, n. 1, p. 1-8, 2005. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renoteold/maio2005/artigos/a64_ ludicoead.pdf. Acesso em: 29 jun. 2019.

MARTINS, M. V. De Darwin, de caixas-pretas e do surpreendente retorno do criacionismo. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 8, n. 3, p. 739-756, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v8n3/7654.pdf. Acesso em: 19 jun. 2019.

MAYR, E. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2005.

MAYR, E. Isto é Biologia: a ciência do mundo vivo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

OLIVEIRA, M. C. A. Aspectos da pesquisa acadêmica brasileira sobre o ensino dos temas ‘origem da vida’ e ‘evolução biológica’. 2011. 173 p. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação Científica e Tecnológica) Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/94733. Acesso em: 16 abr. 2019.

OLIVEIRA, M. C. A. O ensino dos temas "origem da vida" e" evolução biológica" nos encontros nacionais de ensino de biologia (ENEBIO). Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v.5, Atas do IV ENEBIO e II EREBIO da Reg. 4. São Carlos: SBEnBio, 2012. Disponível em: https://sbenbio.org.br/wp-content/uploads/edicoes/revista_sbenbio_n5/ arquivos/2176.pdf. Acesso em: 20 abr. 2019.

PEGORARO, A. et al. A importância do ensino de evolução para o pensamento crítico e científico. Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada, v. 2, n. 2, p. 10-15, 2016. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/ 4335/2691. Acesso em: 19 jul. 2019.

PIMENTA, P.; BAPTISTA, A. A. Das plataformas de e-learning aos objectos de aprendizagem. In: DIAS, Ana Augusta Silva. E - Learning Para E - Formadores. Guimarães, Portugal: TecMinho, 2004. 97-109. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/8723. Acesso em: 02 jul. 2019.

POONDEJ, C.; LERDPORNKULRAT, T. The development of gamified learning activities to increase student engagement in learning. Australian Educational Computing, v. 31, n. 2, p. 1-16, 2016. Disponível em: http://journal.acce.edu.au/ index.php/AEC/article/view/110. Acesso em: 21 maio 2018.

PORTELA, T. C. L.; OLIVEIRA, M. C. A. Instrumentos de avaliação de Objetos de Aprendizagem (OA) a partir da Teoria da Carga Cognitiva (TCC). Revista Mais Educação, v.2, n.9, p. 1161-1176, 2019. Disponível em: https://www.revistamaiseducacao.com/ ArtigosV2N9NOV2019/110. Acesso em: 10 mar. 2020.

REIS, J. S. et al. Evolução Biológica: saberes e aceitação de alunos do ensino médio de uma instituição educacional de Rondônia. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 10, n. 22, p. 49-60, 2017. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/ article/view/630. Acesso em: 12 nov. 2019.

SANTOS JÚNIOR, V. B.; MONTEIRO, J. C. S. Educação e COVID-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 1-15, 2020. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/ index.php/encantar/article/view/8583. Acesso em: 10 jun. 2020.

SELLES, S. E. A polêmica instituída entre ensino de evolução e criacionismo: dimensões do público e do privado no avanço do neoconservadorismo (Editorial). Ciência & Educação, v. 22, n. 4, p. 831-835, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v22n4/1516-7313-ciedu-22-04-0831.pdf. Acesso em: 19 jul. 2019.

SPINELLI, W. Os objetos virtuais de aprendizagem: ação, criação e conhecimento. 2007. Disponível em: http://rived.mec.gov.br/comousar/textoscomplementares/ textoImodulo5.pdf. Acesso em: 30 jun. 2019.

TARMIZI, R. A.; SWELLER, J. Guidance during mathematical problem solving. Journal of educational psychology, v. 80, n. 4, p. 424-436, 1988. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1037/0022-0663.80.4.424. Acesso em: 02 abr. 2019.

TIDON, R.; VIEIRA, E. O ensino da evolução biológica: um desafio para o século XXI. ComCiência, n. 107, p. 1-4, 2009. Disponível em: http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542009000300008&lng=e&nrm=iso&tlng=pt Acesso em: 12 ago. 2018.

TRIANA-MUÑOZ, M. M.; CEBALLOS-LONDOÑO, J. F.; VILLA-OCHOA, J. A. Una dimensión didáctica y conceptual de un instrumento para la Valoración de Objetos Virtuales de Aprendizaje. El caso de las fracciones. Entramado, v. 12, n. 2, p. 166-186, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18041/entramado. 2016v12n2.24219. Acesso em: 27 ago. 2018.

UNESCO. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/access-to-knowledge/ict-in-education/ Acesso em: 06 jun. 2018.

VAN MERRIËNBOER, J. J. G.; SWELLER, J. Cognitive load theory in health professional education: design principles and strategies. Medical education, v. 44, n. 1, p. 85-93, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2009.03498.x. Acesso em: 13 ago. 2019.

WARMLING, C. M. et al. Ensino da bioética: avaliação de um objeto virtual de aprendizagem. Revista Bioética, v. 24, n. 3, p. 503-514, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422016243150. Acesso em: 21 ago. 2018.

ZAMBERLAN, E. S. J.; SILVA, M. R. O evolucionismo como princípio organizador da biologia. Temas & Matizes, v. 8, n. 15, p. 27-41, 2009. Disponível em:

http://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/3904. Acesso em: 12 ago. 2018.

Artigos Semelhantes

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.