A importância e os desafios da monitoria universitária na formação docente um relato de experiência

Conteúdo do artigo principal

Lucas de Souza Ortolan
Luciana França Alteff
Vera Lúcia Bonfim Tiburzio

Resumo

A monitoria contribui para a formação pessoal e intelectual dos estudantes, despertando potencialidades que impactarão na sua atuação profissional. Este trabalho tem o objetivo de avaliar como monitorias ajudaram os futuros professores a compreenderem melhor os conteúdos básicos das disciplinas de “Química para Biólogos” e “Bioquímica”, a partir da visão dos alunos monitorados e também dos alunos monitores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFTM. Para tanto, foi desenvolvido e aplicado um questionário avaliativo para os licenciandos que frequentaram as monitorias. Pode-se constatar que, a monitoria funcionou como um espaço de aprendizado e troca de saberes por todas as partes envolvidas nesse processo, possibilitando ainda que o monitor se aproximasse da prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ortolan, L. de S., Alteff, L. F. ., & Tiburzio, V. L. B. (2020). A importância e os desafios da monitoria universitária na formação docente: um relato de experiência. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(2), 289–308. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i2.355
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Lucas de Souza Ortolan, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas - Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG - Brasil.

Luciana França Alteff, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas - Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG - Brasil.

Vera Lúcia Bonfim Tiburzio, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Biologia Molecular e Funcional - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Professora Associada do Departamento de Ciências Biológicas (DCB) do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).  Uberaba, MG - Brasil.

Referências

AMORIM, T. B.; PAIXÃO, M. F. M.; SILVA, A. G. C. A importância da monitoria para o aprendizado de química. Revista de Ensino de Engenharia. Feira de Santana, v. 36, n. 2, p. 27-34, 2017.

ANDRADE. E. G. R. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo de ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem [Internet]. v. 71 (suppl. 4), p. 1690-1698, 2018.

BARBOSA M. G.; AZEVEDO M. E. L. O.; OLIVEIRA, M. C. A. de. Contribuições da monitoria acadêmica para o processo de formação inicial docente de licenciandas do curso de ciências biológicas da FACEDI/UECE. In: ENEBIO E II EREBIO REGIONAL, 5., 2014. Anais... São Paulo, 2014. p. 5471-5479.

BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 1.301/2001 Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas. Brasília: 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1301.pdf. Acesso em: 14 abr. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC, versão aprovada pelo CNE. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 08 mai. 2020.

COSTA, F. N.; CUNHA, L. S. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Anais do EEDIC - Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica, v. 4, n. 1, p.1- 4, 2017. ISSN 2446-6042.

CHAVES, M. J. C.; BARBOSA, E. S.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. Facebook como ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem. Revista Multidisciplinar de Educação. Porto Velho, v. 7, n. 17, p. 143-164, jan. / dez., 2020.

FERNANDES, N. C.; CUNHA, R. R.; BRANDÃO, A. F.; CUNHA, L. L.; BARBOSA, P. D.; SILVA, C. O.; SILVA, M. S. A. Monitoria acadêmica e o cuidado da pessoa com estomia: relato de experiência. Revista Mineira de Enfermagem. Belo Horizonte, v.19, n. 2, p.238-241, 2015.

FROTA, R. O.; FARIAS, L. T.; OLIVEIRA, J. L. F.; BATISTA, L. F. I.; SILVA, L. M.; Di SOUZA, L. Química na formação profissional do biólogo: a importância das aulas práticas. In: CONGRESSO QUÍMICO DO BRASIL, 1., 2010. Anais...2010.

GIGLIO, R.; COSTA, G. G.; FERRARO, J. L. S. Aspectos da formação do biólogo como professor de ciências. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Anais do.... Rio Grande, 2014. p. 1-10, 2014.

JUSTINO, R. M.; MORAIS, R. T. S.; HENRIQUES A. C. P. T. Uso de mídias sociais como recurso didático: Experiência na monitoria de processo de cuidar da saúde da mulher. Revista Diálogos Acadêmico. Fortaleza, v. 6, n. 2, jul. /dez. 2017.

LIRA, M. O; NASCIMENTO D. Q; SILVA, G. C. L; MANAN, A. S. Contribuições da monitoria acadêmica para o processo de formação inicial docente de Licenciandos em Ciências Biológicas da UEPB. In: CONGRESSO NACIONAL, 2., 2015. Anais... Campina Grande, 2015. (ISSN 2358-8829)

LEMOS, I. Á. B.; CHAVANTE, S.; LEITE, E. L.; F. OLIVEIRA, F. W. Monitoria de Bioquímica: integração e consolidação de conteúdo. In: Caderno de Monitoria n. 2. Relatos de Experiência - Projetos Premiados 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, 2012.

MÄDER, M.P.M.; BEHRENS, M.A. Metodologias ativas e o uso do facebook como interface colaborativa na Educação Superior. Revista Triângulo. Cuiabá, v. 10, p. 148-150. 2019.

MARTINS, E. R; GOUVEIA, L.M.B. Facebook como Ferramenta de Apoio ao Ensino. Anais da Escola Regional de Informática de Mato Grosso (ERI-MT). Revista Triângulo, Uberaba, v. 12, n. 2, p. 101-116, 2019.

MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. CATUSSABA - Revista Cientifica da Escola de Saúde da Universidade Potiguar. Ano 3, n° 2, abr. / set. 2014.

ORTOLAN, L. S.; PASSOS, M. P.; TIBURZIO, V. L. B. A monitoria discente como uma oportunidade de aprendizagem. Revista Iniciação & Formação Docente. Uberaba, v. 6, n. 1, p. 138-152, 2019.

PEREIRA, J. D. Monitoria: uma estratégia de aprendizagem e de iniciação à docência. In: SANTOS, M. M.; LINS, N. M. (Org.). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal: EDUFRN, p. 69-80, 2007.

ROCHA, A.K.A; BACHUR, T.P.R.; JORGE, M.S.B. Monitoria acadêmica na disciplina de Métodos de Estudo e Pesquisa em um curso médico. Rev. Bra. Edu. Saúde. Pombal, v. 10, n.2, p. 23-28, abr./jun. 2020.

SCHWANTES, L.; COSTA, C. F.; SILVEIRA, M. F. P. O que futuros professores e pesquisadores de biologia pensam ser necessário para a produção da ciência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EM DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 10., 2017. Anais... Sevilla, nº. Extraordinário, p. 1929-1934, 2017. (ISSN: 2174-6486).

URZEDO, N. F.; COELHO, C. P. A formação do professor de biologia e o ensino de ciências no Ensino Fundamental II. In: SEMANA DE LICENCIATURA, 16., 2019; SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE, 7., 2019. Anais ... Jataí, p. 199-203, 2019. (ISSN: 2179-6076).

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.