O ensino remoto emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia com a palavra as professoras da Regional 4 da Sbenbio (MG/GO/TO/DF)

Conteúdo do artigo principal

Alessandro Tomaz Barbosa
Gustavo Lopes Ferreira
Danilo Seithi Kato

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender os desafios e as necessidades de professores de Ciências e/ou Biologia dos estados que compõem a SBEnBio – Regional 4 (MG/GO/TO/DF), diante do ensino remoto emergencial. A partir da escuta sensível das demandas dos professores, com embasamento teórico e metodológico freireano e da decolonialidade, propusemos um curso de extensão: “Escolas e territorialidades em contextos de incertezas: construindo BIONAS”. Os resultados apresentam como desafios, entre outros, a falta de formação e experiência prévia dos professores para produzirem as atividades remotamente, as habilidades básica e intermediária com as TDICs e a conciliação do ensino remoto com os cuidados domésticos. Diante dessa conjuntura pandêmica, consideramos emergencial resistir a uberização do trabalho docente e a mcdonização do currículo.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Barbosa, A. . T., Ferreira, G. L., & Kato, D. S. (2020). O ensino remoto emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da Regional 4 da Sbenbio (MG/GO/TO/DF). Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(2), 379–399. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i2.396
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Alessandro Tomaz Barbosa, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC - Brasil. Doutorado Sanduíche Universidade Nacional Timor-Lorosa?e, Timor-Leste (2017). Docente - Universidade Federal do Tocantis. Palmas, MT - Brasil. 

Gustavo Lopes Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Doutorando em Educação em Ciências - Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação e Licenciado/Bacharel em Ciências Biológicas  - Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Ceres, GO - Brasil.

 

Danilo Seithi Kato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Educação Escolar - Universidade Estadual Paulista (UNESP). São Paulo, SP - Brasil. Docente - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG - Brasil.

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