Modelos didáticos comestíveis uma forma criativa de aprender anatomia humana
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente relato apresenta a análise da experivivência docente a partir de uma proposta criativa para aulas práticas de anatomia humana. Neste sentido, objetivamos relatar a experiência docente á luz da sequência didática da produção de modelos anatômicos comestíveis produzidos por alunos do ensino médio/técnico do IFBA – Campus VCa. Como abordagem metodológica, foi empregado o método observacional, através da pesquisa ação e participante descrita por Thiollent (1985). Nossos resultados apontam que ao manipular modelos didáticos comestíveis, o educando exercita a articulação criativa da arte com elementos transcendentes ao seu próprio universo escolar, como a construção de novas habilidades gastronômicas, colaborativas e estratégicas para resolução de situações-problema. Para tanto, os modelos se mostram um dispositivo efetivo para estimular uma aprendizagem criativa.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994. 335 p.
BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, v. 3, n. 4, p. 119-143, 2014.
BRAZ, Paula Regina Pereira. Método didático aplicado ao ensino da anatomia humana. Anuário da Produção Acadêmica Docente, Valinhos, v.3, n.4, p.303-310, 2009.
CAVALCANTE, Dannuza Dias; SILVA, Aparecida de Fátima Andrade da. Modelos didáticos e professores: concepções de ensino-aprendizagem e experimentação. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14., 2008. Curitiba. Anais… Curitiba: UFPR, 2008. p. 1-12. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0519-1.pdf . Acesso em: 19 de setembro 2020.
COLLIPAL, Erika Larre; SILVA, Héctor Mella. Estudio de la anatomía en cadáver y modelos anatómicos: impresión de los estudiantes. International Journal of Morphology, v. 29, n. 4, p. 1181-1185, 2011.
CARLOS, Lynda Beatriz de Moura; BASTOS, Felipe Sant’Ana; BANDEIRA, Hellen Raquel Fortunato; CLAUDINO, Lara Régia Freitas; FERREIRA, Micaela Uchoa Fontes; NASCIMENTO, Allan Pablo Lameira do. Metodologias ativas no ensino e aprendizagem de anatomia humana: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 9, p. 90030-90047, 2021.
FONTELLES, Mauro Pantoja; CARVALHO, Raimundo Miranda de; PEREIRA, Najara; JORGE, Sâmia Cardoso; MAIA, Manuel Ferreira. Dicionário de estruturas e termos anatômicos: versão bilíngüe português/inglês empregando multimídia em CD-ROM. Revista Paraense de Medicina, v. 20, n. 2, p. 7-12, 2006.
FREIRE, P. Pegadogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
FURUSAWA, Guilherme; FORCATO, Nathália Calegari. Relato de Experiência: a construção da mão biônica como modelo didático no ensino de Ciências. Aquila, n. 23, p. 255-266, 2020.
KOVALICZN, Rosilda Aparecida. O professor de Ciências e de Biologia frente as parasitoses comuns em escolares. 1999. 12 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 1999.
KRAPAS, Sônia; QUEIROZ, Glória; COLINVAUX, Dominique; FRANCO, Creso. Modelos: uma análise de sentidos na literatura de pesquisa em ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências. v. 2, n. 3, p. 185-205, 1997.
LÓPEZ FARÍAS, Bernarda; SANDOVAL MARCHANT, Catherine; GIMÉNEZ MON, Ana María; ROSALES VILLARROEL, Pedro. Valoración de la actividad de modelos anatómicos en el desarrollo de competencias en alumnos universitarios y su relación con estilos de aprendizaje, carrera y sexo. International Journal of Morphology, Chile, v. 29, n. 2, p. 568-574, 2011.
MASSARI, Catia Helena de Almeida Lima; MIGLINO, Maria Angélica. Artesanato como ferramenta complementar ao ensino-aprendizagem de Ciências Morfológicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, p. 221-240, 2022.
MAUX, Danielle Augusta de Sá Xerita; TORRES, Alessandra Cavalcanti; RIBEIRO, Alice Sá Carneiro; OLIVEIRA, Deivson Cavalcante Gomes de; NEVES, Gabriela de Moura; MIRANDA, Marcela de Albuquerque Oliveira; SALGADO, Raphaella Fernanda Almeida; ANDRADE, Rodrigo Fragoso de; BRITO, Vitor Caiaffo; MORAES, Silvia Regina de Arruda. Representação da vascularização do membro superior através de modelo artesanal - Recurso adicional às aulas práticas de Anatomia. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 57., 2005. Fortaleza. Anais... Fortaleza: SBPC, 2005. p.1.
MONTES, Marco Aurélio de Azambuja; SOUZA, Cláudia Teresa Vieira. Estratégia de ensino-aprendizagem de anatomia humana para acadêmicos de medicina. Ciências & Cognição, v. 15, n. 3, 2010.
MOTA, Mariana Flavia; DA MATA, Fabiana Ribeiro; AVERSI-FERREIRA, Tales Alexandre. Constructivist pedagogic method used in the teaching of human anatomy. International Journal of Morphology, Chile, v. 28, n. 2, p. 369- 374, 2010.
NASCIMENTO, Shirley Santos. Traumas sexuais em adolescente: um olhar neurocientífico do educador. In: ASENSI, Felipe (org.). Conhecimento e Multidisciplinaridade. Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2020. p. 1-550.
NAYAK, Satheesha; RODENBAUGH, David. Modeling the anatomy and function of the pelvic diaphragm and perineal body using a "string model". Advances Physiology Education, Bethesda, v. 32, p. 169-70, 2008.
NAYAK, Satheesha; SOUMYA, Kodimajalu Vasudeva. A simple model to demonstrate the movements and the axes of the eyeball. Advances Physiology Education, Bethesda, v.33, p.3567, 2009.
PIETROCOLA, Maurício. Construção e realidade: realismo científico de Mário Bunge e o ensino de ciências através de modelos. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, v. 4, n. 3, p. 213-227, 1999.
PORTUGAL, Hélio Sérgio Pinto; PALMA, Paulo Cesar Rodrigues; DE FRAGA, Rogério; RICCETTO, Cássio Luis Zanettini; ROCHA, Sergio; CARIAS, Luciane. Modelo pélvico sintético como uma ferramenta didática efetiva comparada à pelve cadavérica. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 35, n. 2, p. 502-506, 2011.
SILVA, Mario Souza Lima; BIAZUSSI, Helen Mariel; MACHADO, Hosani Aleixo. Produção de material didático alternativo para aula prática de anatomia humana. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 7., 2012. Palmas. Anais... Palmas: IFTO, 2012. p.1-7.
SILVA, Rafaela Morais da; ROCHA, Diego Pires; SCHWINGEL, Paulo Adriano; MONTENEGRO, Iracema Pires de Mélo. Estratégias de ensino por metodologias alternativas em anatomia humana: influência na aprendizagem de universitários. Revista de Educação PUC - Campinas, v. 27, p. 1-14, 2022.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SILVA, Yslaíny Araújo; SILVA JÚNIOR, Edivaldo Xavier; SILVA, Bruno Nery; RODRIGUES, Gabriella Pereira. Confecção de modelo neuroanatômico funcional como alternativa de ensino e aprendizagem para a disciplina de neuroanatomia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 3, p. 1674-1688, 2017.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2005. 108 p.
TOBASE, Lucia; TAKAHASHI, Regina Toshie. Ensino de enfermagem em nível médio: utilização de estratégia facilitadora com material reciclável. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 38, n. 2, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reeusp/v38n2/08.pdf Acesso em: 19 de setembro de 2020.