Formação e identidade profissional docente o papel do programa de residência pedagógica na Licenciatura em Ciências Biológicas

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João Paulo Cunha de Menezes

Resumo

Este estudo investigou as mudanças na Identidade Profissional de estudantes em Formação Inicial no curso de licenciatura em Ciências Biológicas durante a participação no Programa de Residência Pedagógica. O objetivo foi investigar como estudantes em Formação Inicial que participam de um Programa de Residência Pedagógica descrevem o desenvolvimento de sua Identidade Profissional docente em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Participaram do estudo 20 estudantes envolvidos no Programa de Residência Pedagógica. Para análise dos dados, utilizou-se as dimensões da Identidade Profissional proposta por Lamote e Engels. Os dados quantitativos foram coletados por meio de um formulário online. Os resultados indicam que os participantes vivenciaram uma construção contínua da identidade profissional docente, durante a participação no Programa de Residência Pedagógica.

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Como Citar
Menezes, J. P. C. de. (2024). Formação e identidade profissional docente: o papel do programa de residência pedagógica na Licenciatura em Ciências Biológicas. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(nesp.1), 638–656. https://doi.org/10.46667/renbio.v17inesp.1.1228
Seção
Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica: as disciplinas Ciências e Biologia na relação entre escola e universidade
Biografia do Autor

João Paulo Cunha de Menezes, Universidade de Brasília

Doutor em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Lavras, MG - Brasil. Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil

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