Biologia em rede uma proposta de ensino extraclasse por meio de ferramentas digitais durante a pandemia da COVID-19

Conteúdo do artigo principal

Priscila Franco Binatto
Helen Maria Pedrosa de Oliveira
Yure Wagemann Valadares Magalhães
Paula Fernandes Santos
Auriane Nogueira da Cruz

Resumo

Em 2020, o advento de uma nova realidade veio reforçar a ligação entre a educação e as tecnologias, em virtude da ocorrência da pandemia da COVID-19. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar as potencialidades e as fragilidades de uma proposta de ensino de Biologia nas modalidades a distância e extraclasse, ofertadas no período da pandemia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa tendo como público alvo os estudantes do Ensino Médio participantes do referido projeto. Os resultados indicaram potencialidades como a aprendizagem por parte dos envolvidos, os recursos atrativos e diversificados e a oferta de plantões de dúvidas. A principal fragilidade identificada foi a baixa participação dos estudantes, que afetou também a motivação dos monitores.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Binatto , P. F., Oliveira, H. M. P. de, Magalhães, Y. W. V. ., Santos, P. . F., & Cruz, A. . N. da. (2021). Biologia em rede: uma proposta de ensino extraclasse por meio de ferramentas digitais durante a pandemia da COVID-19. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(2), 953–973. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i2.589
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Priscila Franco Binatto , Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) . Vitória da Conquista, BA - Brasil. Professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Arinos.  Arinos, MG - Brasil.

Helen Maria Pedrosa de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Estatística Aplicada e Biometria - Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).  Alfenas, MG - Brasil. Professora efetiva do Colégio de Aplicação João XXIII  -  Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, MG - Brasil.

Yure Wagemann Valadares Magalhães, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Ensino médio. Graduando em Engenharia Elétrica - Universidad de Jáen, Espanha. Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Arinos, MG - Brasil.

Paula Fernandes Santos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas - Universidade Federal de Uberaba / Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas.  Uberaba, MG - Brasil. Técnica de Laboratório  - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG - Brasil.

Auriane Nogueira da Cruz, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Graduando em Biomedicina  - Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, GO - Brasil.

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