A descaracterização da prática como componente curricular na Base Nacional Comum para a formação inicial de professores

Conteúdo do artigo principal

Leonardo Priamo Tonello
Matheus D'avila Schmitt
Larissa Zancan Rodrigues
Adriana Mohr

Resumo

Com quase vinte anos de pesquisas sobre a Prática como Componente Curricular (PCC), objetivou-se, a partir dessas investigações, compreender como este componente se faz presente na formação em Ciências Biológicas. A partir de tais compreensões, analisou-se os objetivos e o contexto da PCC na BNC-Formação. Apesar das pesquisas apontarem para uma melhor delimitação e para a importância da PCC, a BNC-Formação altera sua natureza, descaracterizando-a, o que compromete suas dimensões formativas. Apontamos riscos que a implementação da BNC-Formação pode trazer para uma formação docente crítica, ao transformar a Prática como Componente Curricular (PcCC), elemento curricular a serviço da prática pedagógica, em Prática dos Componentes Curriculares (PdCC) atividade limitada a uma lista de conteúdos presentes na Base Nacional Comum Curricular.

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Como Citar
Tonello, L. P., Schmitt, M. D., Rodrigues, L. Z., & Mohr, A. (2023). A descaracterização da prática como componente curricular na Base Nacional Comum para a formação inicial de professores. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 354–385. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1039
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Leonardo Priamo Tonello, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC -Brasil. Doutorando em Educação Científica e Tecnológica - Universidade  Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC -Brasil. 

Matheus D'avila Schmitt, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC -Brasil. Doutorando em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC -Brasil.

Larissa Zancan Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em  Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC -Brasil.

Adriana Mohr, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC -Brasil. Professora titular - Universidade  Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC -Brasil.

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