Memórias, encontros, afetos e perspectivas do Sul nos 25 anos da SBEnBio
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto apresenta memórias de três professoras, que estiveram presentes na Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) desde sua fundação. Os relatos vindos dos três estados meridionais, os quais compõem a Regional Sul da SBEnBio, incluem histórias pessoais que se entrelaçam com a SBEnBio, vivências em encontros precursores da Associação e em eventos realizados após a fundação, como participantes e organizadoras. Também estão presentes testemunhos, relatos e comentários de como foi instalar, organizar e manter a Diretoria Regional Sul da SBEnBio nestes últimos 25 anos. Na seção final, são elencados algumas perspectivas e desafios para a Associação e para a área de ensino de Biologia e de Ciências
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BRASIL. Lei de diretrizes e bases para o ensino de primeiro e segundo graus. 1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html . Acesso em: 5 maio 2022.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 26 abr. 2022.
MOHR, Adriana. Memorial de atividades acadêmicas. 221p. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/41255541/Memorial_de_Atividades_Acad%C3%AAmicas. Acesso em: 4 maio 2022.
PARANÁ. Currículo básico para a escola pública. Curitiba, PR: Secretaria de Estado da Educação do Paraná, 1990.
PARANÁ. Coleção Cadernos do Ensino Fundamental (1-5). Curitiba, PR: Secretaria de Estado da Educação do Paraná, 1991.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Edição comemorativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SBENBIO. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOLOGIA. Associação Brasileira de Ensino de Biologia. Disponível em: https://www.sbenbio.org.br. Acesso em: 26 abr. 2022.
SBENBIO-SUL. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOLOGIA – REGIONAL SUL. EREBIOs. Disponível em: https://www.sbenbio3.ufsc.br/wp/erebio . Acesso em: 26 abr. 2022.
SBENBIO-SUL. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOLOGIA – REGIONAL SUL. Carta das Missões. Ijuí: III Erebio Sul, 2008. Disponível em: https://www.sbenbio3.ufsc.br/ CartadasMissoes2008.pdf. Acesso em: 26 abr. 2022.
SELLES, Sandra Escovedo. Apresentação. Revista da SBEnBIO, 1, agosto 2007. Disponível em https://sbenbio.org.br/wp-content/uploads/edicoes/revistasbenbio_n1.pdf. Acesso em: 04 abr. 2022.
VON TROTTA, Margarethe. Die Bleierne Zeit (Os anos de chumbo). Berlim: Bioskop Film, 1981.