A obra “Quarto de despejo – diário de uma favelada” como recurso para o ensino de Biologia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho analisa a obra “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus, como recurso pedagógico para o desenvolvimento da aprendizagem nos processos de Ensino de Biologia. A pesquisa qualitativa consistiu de análise documental descritiva e interpretativa do livro embasada na Teoria da Gramática Sistêmico-Funcional com funções linguístico-semióticas simultâneas, as meta-funções: Ideacional e Textual. Percebeu-se que os processos de linguagem de Carolina são dinâmicos, logo, diálogos trazidos pelas suas experiências vividas podem contribuir para o ensino, rompendo com o modelo transmissivo e fragmentado de conteúdos. A utilização da literatura como recurso pedagógico pode constituir e reconstruir um espaço de aprendizagem, valorizando as realidades étnico-raciais socioculturais dos alunos no Ensino de Biologia.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALARCÃO, Isabel. (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. In: PESSANHA, J. A. M (Org.). Os pensadores. Trad. RAMOS, J. J. M. (et. al.). São Paulo: Abril Cultural, 1978. p.181-354.
BAZERMAN, Charles. Shaping written knowledge: the genre and activity of the experimental article in science. Madison: University of Wiscosin, 1988.
BENEVENUTO, Silvana José. Quarto de despejo: A escrita como arma e conforto à fome. BALEIA NA REDE, v. 1, n. 3, 2011. DOI: 10.36311/1808-8473.2006.v1n3.1359. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/baleianarede/article/view/1359 . Acesso em: 19 mar. 2021.
BORTOLUZZI, Valeria Iensen. Que injustiça é essa? Aspectos teóricos metodológicos das representações discurssivas de justiça em acordãos de Habeas Corpus e cartas do leitor. 2008. 236 f. Tese (Doutorado em Letras) - Centro de Artes e Letras, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.
BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 2003.
BRASIL. Congresso Nacional. Código Florestal, Lei Nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Brasília, DF, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CARVALHO, Fabiana Aparecida de. Biologia e cultura: significações partilhadas na literatura de Monteiro Lobato. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v.9, n.2, p. 238-253, 2007.
CARVALHO, Fabiana Aparecida de. A biologia em obras infantis de Monteiro Lobato: modulações literárias, científicas e culturais. Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p. 467-82, 2008.
COUTO, Mia. Literatura e biologia: um ponto de encontro. 2020. (entrevista a Paulo Hebmüller). Disponível em: https://bityli.com/54fXD . Acesso: 07 abr. 2021.
DRIVER, Rosalind.; NEWTON, Paul.; OSBORNE, Jonathan. Establishing the norms of a scientific argumentation in classrooms. Science Education, v. 84, n. 3, p. 287-312, 2000.
FERREIRA, Aline Chimello.; CHIARAVALLOTI NETO, Francisco. Infestação de área urbana por Aedes aegypti e relação com níveis socioeconômicos. Revista de Saúde Pública [online], v. 41, n. 6, p. 915-922, 2007.
FLAUZINO, Regina Fernandes; SOUZA-SANTOS Reinaldo; OLIVEIRA Rosely Magalhães. Indicadores socioambientais para vigilância da dengue em nível local. Saúde Soc. 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
GALVÃO JUNIOR, Alceu de Castro; PAGANINI, Wanderley da Silva. Aspectos conceituais da regulação dos serviços de água e esgoto no Brasil. Engenharia Sanitária e Ambiental [online]. 2009, v. 14, n. 1, p. 79-88, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GUALBERTO, Clarice Lage. Multiletramentos a partir da gramática do design visual: possibilidades e reflexões. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. An introduction to functional grammar. 3rd ed. revised by C. M. I. M. Matthiessen. London: Arnold, 1985.
HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. El lenguaje como semiótica social. La interpretación social del lenguaje e del significado. Bogotá, Colombia: Fondo de Cultura Económica, 1998.
HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood.; MATTHIESSEN, Christian. An introduction to systemic functional grammar. London, UK: Arnold Publishing, 2004.
HEMAIS, Barbara. Multimodalidade: enfoque para o professor de ensino médio. Janela de ideias. 2013.
JACOBS, Jennifer M.; VOGUEL, Richard M. Optimal allocation of water withdrawals in a river basin. Journal of Water Resources Planning and Management, v.124, n.6, p.142-158, 1998.
JESUS, Carolina M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.
KRESS, Gunther. Literacy and multimodality: a theoretical framework. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Literacy in the new media age. London and New York: Routledge, 2007. p. 35-60.
KRESS, Gunther. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge. 2010.
KRESS, Gunther. Multimodality. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: literary learning and the design of social futures. London: Routledge, p. 182-202. 2000.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
LUKE, Allan.; FREEBODY, Peter. Shaping the Social Practices of Reading. In: Constructing Critical Literacies: Teaching and Learning Textual Practice. Sidney. 1997.
MACHADO, Carlos José Saldanha.; MIAGOSTOVICH, Marise Pereira.; VILANI, Rodrigo Machado. Colaboração entre sociologia e virologia ambiental para a implementação de políticas públicas nacionais. In: Machado, C. J. S. (Org.). Ciências, políticas públicas e sociedade sustentável. Rio de Janeiro: E-Papers; p. 191-241. 2012.
MORO, Carla Fabiana Silveira.; TAMIOSSO, Raquel Tusi.; PIGATTO, Aline Grohe Schirmer.; CANTO-DOROW, Thais Scotti do. Ciências e literatura: mundos conectados para o ensino e aprendizagem In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO (SIEDUCA), 1., 2018. Anais do...v. 1, 2018.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares de Biologia. Curitiba: SEED/SUED, 2008.
PERPÉTUA, ELZIRA DIVINA – “Aquém do Quarto de despejo: a palavra de Carolina Maria de Jesus nos manuscritos de seu diário”. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 22, p.63-83, jan./jun., 2003.
SANTOS, José Nunes dos. O ensino-aprendizagem de Ciências Naturais na educação básica: o filme como recurso didático nas aulas de Ciências. 2013. 272 f. Dissertação (mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
SANTOS, José Nunes dos. Filmes como recurso mediador nas aulas de ciências: uma discussão sobre sua potencialidade a partir das interações. 2018. 239 fls. Tese (doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.
SANTOS, Zaira; PIMENTA, Sônia Maria Oliveira. Da semiótica social à multimodalidade: a orquestração de significados. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, v.12, n.2, p. 295-324, 2014.
THOMPSON, Geoff. Introducing systemic functional grammar. London UK: Arnold Publishing, 2004.
VIANA, Maria José Motta. Do sótão à vitrine: memórias de mulheres. Belo Horizonte: UFMG, 1995. 169p.
VOGT, Carlos. Trabalho, pobreza e trabalho intelectual. In: SCHWARZ, Roberto (Org.). Os pobres na literatura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1983.
WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. O uso do termo representação na Educação em Ciências e nos estudos culturais. Pro Posições, Campinas, v. 12, n 1, p. 151-61, 2001.
ZANETIC, João. Física e arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-PosiÁıes, v. 17, n. 1 (49), p. 39-57, jan./abr. 2006.