A obra “Quarto de despejo – diário de uma favelada” como recurso para o ensino de Biologia

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Jonson Rodrigues Farias Junior
José Nunes dos Santos

Resumo

O presente trabalho analisa a obra “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus, como recurso pedagógico para o desenvolvimento da aprendizagem nos processos de Ensino de Biologia. A pesquisa qualitativa consistiu de análise documental descritiva e interpretativa do livro embasada na Teoria da Gramática Sistêmico-Funcional com funções linguístico-semióticas simultâneas, as meta-funções: Ideacional e Textual. Percebeu-se que os processos de linguagem de Carolina são dinâmicos, logo, diálogos trazidos pelas suas experiências vividas podem contribuir para o ensino, rompendo com o modelo transmissivo e fragmentado de conteúdos.  A utilização da literatura como recurso pedagógico pode constituir e reconstruir um espaço de aprendizagem, valorizando as realidades étnico-raciais socioculturais dos alunos no Ensino de Biologia.

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Como Citar
Farias Junior, J. R. ., & Santos, J. N. dos. (2022). A obra “Quarto de despejo – diário de uma favelada” como recurso para o ensino de Biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(nesp.2), 671–690. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.693
Seção
Dossiê Temático - Relações Étnico-raciais e o Ensino de Biologia
Biografia do Autor

Jonson Rodrigues Farias Junior, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação para Ciência e a Matemática PCM - Universidade Estadual de Maringá (UEM).  Maringá, PR - Brasil. Professor da Rede Municipal de Maringá. Maringá (PR) - Brasil.

José Nunes dos Santos, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Professor de Biologia - Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR). Maringá, PR - Brasil

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