As fake news influenciam o processo ensino e aprendizagem na educação de Ciências e Biologia?

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Benjamin Carvalho Teixeira Pinto
Rony Benevides da Silva
Ranlig Carvalho de Medeiros

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos professores de Biologia na relação com as fake news nas disciplinas de Ciências e Biologia. Considerando as dificuldades do cenário atual no contexto de pandemia e considerando que os alunos estão cada vez mais conectados à internet, foi realizado uma pesquisa de caráter exploratória por meio da aplicação de um questionário online a 125 professores de Ciências e Biologia. A análise, de caráter quali-quantitativo, revelou que há um elevado grau de vivência dos professores com as fake news, em sala de aula, e a grande maioria afirma ser um tema de interesse e precisa ser combatido a fim de evitar danos à Educação e ao ensino de Ciências.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Pinto, B. C. T., Silva, R. B. da ., & Medeiros, R. C. de. (2022). As fake news influenciam o processo ensino e aprendizagem na educação de Ciências e Biologia?. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(2), 1011–1030. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i2.760
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Benjamin Carvalho Teixeira Pinto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorado em Biologia Animal  - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Seropédica, RJ - Brasil.  Professor Associado - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Seropédica, RJ - Brasil. 

Rony Benevides da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciado em Ciências Biológicas - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Seropédica, RJ - Brasil.

Ranlig Carvalho de Medeiros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre em Educação em Ciências e Matemática - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor regente de Ciências, Biologia e Física da Rede Estadual de Educação - SEEDUC.

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