Ensino superior de Botânica baseado em modelos didáticos soluções simples para problemas complexos

Conteúdo do artigo principal

Amélia Carlos Tuler

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma proposta didática baseada no uso de modelos didáticos para complementar o ensino da anatomia vegetal. A metodologia foi testada e avaliada por alunos do ensino superior da Universidade Federal do Espírito Santo. Questionários estruturados foram utilizados para verificar a percepção do conhecimento sobre anatomia vegetal com e sem o uso de modelos didáticos. Os índices elevados de acertos nas turmas que utilizaram os modelos didáticos sugerem que os modelos tenham despertado a curiosidade, o interesse e a participação ativa dos alunos. Em contrapartida, os percentuais de respostas inadequadas para as turmas que não utilizaram os modelos demonstram que as atividades tradicionais de ensino não são tão eficientes para a promoção do conhecimento de longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Tuler, A. C. (2022). Ensino superior de Botânica baseado em modelos didáticos: soluções simples para problemas complexos . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(1), 277–289. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i1.412
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Amélia Carlos Tuler, Instituto Nacional da Mata Atlântica

Doutora em Botânica - Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (IP/JBRJ) - Rio de Janeiro, RJ. Brasil. Professora Adjunto A - Centro de Estudos da Biodiversidade (CBio) - Universidade Federal de Roraima (UFRR) - Boa Vista, RR. Brasil.

Referências

ALMEIDA, C. M. M.; LOPES, L. A.; LOPES, P. T. C. Sequências didáticas eletrônicas no ensino do corpo humano: comparando o rendimento do ensino tradicional com o ensino utilizando ferramentas tecnológicas. Acta Scientiae, v.17, n.2, p.466-482, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Documento subsidiário à política de inclusão, Brasília, DF: MEC,2005.

CORTE, V. B.; SARAIVA, F. G.; PERIN, I. T. A. L. Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de botânica. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 20, n. 44, p. 172-196, 2018.

FARIAS, L. F.; SILVEIRA, G. F.; ARRUDA, V. M. O jogo do ciclo celular – uma alternativa para o ensino de biologia. Revista Amazônica de Ensino de Ciências -ARETÉ, v. 8, n. 16, p. 27-35, 2015.

FISHER, R. A. The logic of inductive inference. Journal of the Royal Statistical Society Series A, 98, 39-54, 1935.

KRAPAS, S.; QUEIROZ, G.; COLINVAUX, D.; FRANCO, C. Modelos: uma análise de sentidos na literatura de pesquisa em Ensino de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, RS, Instituto de Física - UFRGS, v. 2, n. 3, p.185-205,1997.

LONGO, V. C. C. Vamos jogar? - jogos como recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. Prêmio Professor Rubens Murillo MARQUES 2012: incentivo a quem ensina a ensinar/Fundação Carlos Chagas. São Paulo: FCC/SEP, 2012. p.129-157.

MAIA, D. P.; MONTEIRO, I. B.; MENEZES, A. P. S. Diferenciando a aprendizagem da biologia no ensino médio, através de recursos tecnológicos. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Anais... Belo Horizonte: CEFET-MG, 2008. p. 1-6.

MOL, G.S.; DUTRA, A.A. Construindo materiais didáticos acessíveis para o ensino de Ciências. In: Prática inclusivas: saberes, estratégias e recursos didáticos. Brasil Muticultural, 2009, p.14-35.

RESCHKE, M.; DALPIAZ, J.; PAULETTO, E. M. K. Brinquedoteca: Espaço lúdico-científico desafios e possibilidades na formação de professores. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL, 3.; FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2009. Anais...Torres, RS: UERGS, 2009.

SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. “Mas de que te serve saber botânica? Estudos Avançados, Universidade de São Paulo, v. 30 n. 87.p. 177-196, 2016.

SANTOS, C.R.; CORTE, V. B.; LEITE, I. T. A. Técnicas de histologia vegetal no ensino médio: perspectivas de aproximação entre a escola e a universidade. In: ARAÚJO, MENDES M, P.; CORTE, V. B (ORG). O ensino de ciências e biologia em uma perspectiva crítica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 291p.

SILVA, L. G. S. Estratégias de ensino utilizadas, também, com um aluno cego, em classe regular. In: MARTINS, L. A. R. et al. Inclusão: compartilhando saberes. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

STANSKI, C.; LUZ, C.F.P.; RODRIGUES, A. R. F.; NOGUEIRA, M. K. F. de S. Ensino de Botânica no ensino fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos. Hoehnea, São Paulo, Instituto de Botânica de São Paulo, v. 43 n. 1, 2016.

STOFFLET, R. T. Putting constructivist teaching into practice in undergraduate introductory science. Eletronic Journal of Science Education, Fort Worth, TX, Texas Christian University, v.3, n. 2, 1999.

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.