Análise do projeto de extensão guardiões da rizosfera aliada à perspectiva da Educação da Atenção

Conteúdo do artigo principal

Vanessa Taís Mohr Fülber
Luciana Grange
Valéria Ghisloti Iared

Resumo

Este relato de experiência teve por objetivo descrever a interação das crianças com os seres vivos do solo sob a perspectiva da educação da atenção. O conceito de educação da atenção foi elaborado por Tim Ingold e remete a sintonia fina do nosso sistema perceptivo e o meio ambiente. Os participantes foram crianças que frequentavam a Escola de Artes Gasparzinho, localizada em um município no Oeste do Paraná. Como instrumento de produção de dados, recorremos à observação participante, o diário de bordo e a elaboração de desenhos. Os resultados permitiram identificar quatro categorias de experiências compartilhadas como relevantes durante o desenvolvimento da interação educativa: a alegria, a curiosidade, a afetividade e o fluxo de vida no solo.

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Como Citar
Mohr Fülber, V. T., Grange, L., & Iared, V. G. (2024). Análise do projeto de extensão guardiões da rizosfera aliada à perspectiva da Educação da Atenção. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(1), 25–44. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i1.1023
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Vanessa Taís Mohr Fülber, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil.  Professora - Colégio Estadual Fernando de Azevedo. Santa Isabel do Ivaí, PR - Brasil.

Luciana Grange, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Genética - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil. Docente - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil.

Valéria Ghisloti Iared, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ciências - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, SP - Brasil. Professora de magistério superior  - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil

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