Experimentações pedagógicas com “Ervas daninhas” semeando currículos-multiespécies

Conteúdo do artigo principal

Mayra Velloso Correa
Shaula Maíra Vicentini de Sampaio
Beatriz França Borja

Resumo

Em tempos de mutações ecológicas, torna-se urgente ensaiar outras maneiras de coexistir no mundo. Assim, buscamos discutir currículo a partir de uma perspectiva multiespécies. Nesta pesquisa exploramos possíveis encontros entre plantas, arte e educação, para propor experimentações artísticas no ensino de Biologia. Foram realizadas oficinas com estudantes do 2º ano do ensino médio da rede pública. Refletimos sobre como essas experimentações nos ajudam a semear currículos outros que nos permitam coexistir com seres não-humanos. Como essas experimentações podem disparar outras formas de ver o mundo? É possível abrir brechas no currículo de Biologia para semear pedagogias multiespécies? Como experimentar currículos-multiespécies? Por isso, enxergamos nas práticas experimentais tentativas de inventar outras relações que escapem da fantasia do excepcionalismo humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Correa, M. V., Sampaio, S. M. V. de, & Borja, B. F. (2023). Experimentações pedagógicas com “Ervas daninhas”: semeando currículos-multiespécies. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 1147–1166. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1071
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Mayra Velloso Correa, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Educação  - Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil. 

Shaula Maíra Vicentini de Sampaio, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS - Brasil. Professora associada - Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ. 

Beatriz França Borja, Universidade Federal Fluminense

Mestra em Botânica  - Escola Nacional de Botânica Tropical vinculada ao Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico, RJ - Brasil. Licenciada em Ciências Biológicas - Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil. 

Referências

BBRITOS, Anai G. Vera.; Manifesto de uma erva daninha. In: BRITOS, Anai G. Vera.; CHIZZOLINI, Bianca Barbosa; PITOMBO, Rafaela Coelho de Moraes. (org.). Verdejar ante a ruína: escritos para cultivar novos mundos, São Paulo: Creative Commons, 2021. p. 16-26.

DIAS, Susana Oliveira. Dos exercícios de estar juntos. In: DIAS, Susana Oliveira.; OLIVEIRA, Renato Salgado de Melo.; PESTANA, Fernanda Cristina Martins (org.). Conversas in-finitas: mudanças climáticas, divulgação científica, educação e... Campinas, SP: BCCL/UNICAMP, 2020a.

DIAS, Susana Oliveira. Perceber-fazer floresta: da aventura de entrar em comunicação com um mundo todo vivo. Revista ClimaCom, ano 7, n. 17. 2020b. Disponível em: http://climacom.mudanca sclimaticas.net.br/susana-dias-florestas. Acesso em: 12 mar. 2022.

DIAS, Susana Oliveira. Uma árvore já é um rizoma: Antropoceno, clima e vida multiespécie. Revista Incomunidade, 2021 Disponível em: https://www.incomunidade.com/uma-arvo reja72e-um-rizomaantropoceno-clima-e-vida-multiespecie-susana-oliveira-dias/. Acesso em: 15 mar. 2023.

DIAS, Susana Oliveira.; VILELA, Mariana. Experiências de arvorecer. Revista ClimaCom, ano 08, n. 17. Campinas, 2021. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.b r/livros-principal/experiencias-de-arvorecer/. Acesso em: 12 mar. 2022.

ESTEVINHO, Lúcia de Fátima Dinelli. Quando “as coisas” ganham vida: ensinando biologia pela arte. In: FERREIRA, Marcia Serra.; CHAVES, Silvia Nogueira.; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues.; GASTAL, Maria Luiza de Araújo.; BASTOS, Sandra Nazaré Dias (org.). Vidas que ensinam o ensino da vida. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. p. 149-162.

FONSECA, Fabíola; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues. Residências artísticas e currículo-experimentação: como podem nos ajudar a adiar o fim do mundo? Série-Estudos, Campo Grande, v. 26, n. 58, p. 11-31, 2021.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso. A invenção de dispositivos pedagógicos sobre o ambiente. Revista Pesquisa em Educação Ambiental, São Paulo, v. 5, p. 11-26, 2010.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso.; SILVA, Bruna Luiza. Planejamentos de ensino entremeando biologia e cultura. Ensino em Re-vista, Uberlândia. v. 16, p. 33-45, 2009.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das letras, 2019.

KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: LARROSA, Jorge. Tremores. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2015. p. 15-34.

MANCUSO, Stefano. Revolução das plantas. São Paulo: Ubu Editora, 2019.

PEREIRA, Thais Fernandes. Estudos Multiespécies: uma breve análise da teoria e de suas aplicações. Revista Ensaios, Rio de Janeiro, v. 13, 2018.

PREVE, Ana Maria Hoepers. Geografias, Imagens e Educação: Experiências. Revista Entre-Lugar, Dourado, p. 49-66, ano 4, n. 7, 2013.

PREVE, Ana Maria Hoepers. Pequenas composições com plantas, cacos e ideias para pensar o que (não) acontece. Revista ClimaCom, ano 9, n. 23, 2022. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/pequenas-composicoes/. Acesso em: 30 fev. 2023.

RANNIERY, Thiago. Currículo, cuidado com a Terra e responsabilidade planetária. Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, Cuiabá, v. 05, n. 17, p. 53-67. 2022.

RANNIERY, Thiago. Vivendo no Mundo Deles: currículo a partir de um apelo geontológico. Currículo Sem Fronteiras, v. 33, p. 729-754, 2020.

SALES, Tiago Amaral.; RIGUE, Fernanda Monteiro. Aprendendo com as plantas: devires, sabedorias vegetais e lampejos à educação em ciências. Revista ClimaCom, Campinas, ano 9, n. 23., 2022. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/aprendendo-co m-as-plantas/. Acesso em: 30 fev. 2023.

SAMPAIO, Shaula Maíra Vicentini. 2019. Como criar uma paisagem em ruínas? Deslocamentos, desconstruções e a insistência de pensar a Educação Ambiental no Antropoceno. Quaestio, Sorocaba, v. 21, n. 1, p. 19-38, 2019.

SILVA, Roberta Paixão Lelis.; ESTEVINHO, Lúcia de Fátima Dinelli. Uma biologia mais que humana. Revista ClimaCom, ano 9, n. 23, 2022. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/uma-biologia/. Acesso em: 30 fev. 2023.

VAN DOOREN, Thom.; KIRKSEY, Eben.; MÜNSTER, Ursula. Estudos multiespécies: cultivando artes de atentividade. Trad. Susana Oliveira Dias. Revista ClimaCom, Campinas, ano 3, n. 7, p. 39-66, 2016. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/estudo s-multiespecies-cultivando-artes-de-atentividade/. Acesso em: 20 mar. 2022.

WUNDER, Alik. O mundo das plantas Kariri-xocó: criações poéticas e fotográficas com o grupo Sabuká. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, p. 28-42. 2020.