A Botânica na produção do currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos uma análise a partir de materiais didáticos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste texto, investigamos o modo como a botânica participa da produção alquímica do currículo de Ciências na EJA através da análise de um material didático especificamente produzido para a modalidade. No diálogo com Michel Foucault e Thomas Popkewitz, percebemos que, ainda que a botânica não apareça como unidade temática explicitamente nomeada, ela é alquimicamente transformada, participando da constituição de conhecimentos de outros temas, como ecologia e atmosfera, identificando a botânica como elemento estruturante na construção dos saberes em ecologia, significada como fio condutor para o entendimento da vida na Terra. Argumentamos que estudos em história do currículo desnaturalizam a noção de uma botânica descontextualizada e memorística nas escolas, mostrando como a botânica hibridiza-se na produção de conhecimentos em Ciências.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
DE SOUZA, Cássia Luã Pires; GARCIA, Rosane Nunes. Buscando produções acadêmicas acerca do ensino de botânica: uma pesquisa de levantamento bibliográfico. REnCiMa, v. 9, n. 3, p. 54-69, 2018.
DIAS, Bruna Figueiredo; MARSICO, Juliana; FERREIRA, Marcia Serra. O ensino de Botânica e seus diálogos com o Currículo: investigando produções acadêmicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 14., 2023. Anais do... 2023. Caldas Novas. Anais XIV ENPEC, 2023.
DIAS, Bruna Figueiredo; VASCONCELOS, Welida Carvalho; OLIVEIRA, Grace Pacheco; MARSICO, Juliana. O ensino de Botânica no contexto escolar: uma revisão de trabalhos apresentados nos ENEBIOS (2016-2018). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 13., 2021. Anais do XII ENPEC. Realize, 2021.
DOS SANTOS, Fernando Santiago. A Botânica no ensino médio: será que é preciso apenas memorizar nomes de plantas?. Em: SILVA, Cibelle Celestino (org.) Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídio para aplicação no Ensino. São Paulo: Livraria da Física, p. 223-243, 2006.
FERNANDES, Yasmin Victoria Xavier; QUEIROZ, Rayane Almeida; MARSICO, Juliana; FERREIRA, Marcia Serra. Construção de subjetividades discentes na EJA: uma análise dos conteúdos de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 13., 2021. Anais do XII ENPEC. Realize, 2021.
FERREIRA, Márcia Serra; MARSICO, Juliana. Historicizar os currículos em tempos recentes: regulações e efeitos no ensino e na formação de professores em Ciências e Biologia. In: FERREIRA, Marcia Serra; CHAVES, Silvia Nogueira; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de; GASTAL, Maria Luiza de Araújo; BASTOS, Sandra Nazaré Dias (org.). Vidas que ensinam o ensino da vida. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 165-179, 2020.
FERREIRA, Marcia Serra; SANTOS, André Vitor Fernandes. Discursos curriculares no/do tempo presente: subsídios para uma articulação entre a história e as políticas de currículo. In: LOPES, Alice Casimiro; OLIVEIRA, Marcia Betania. (org.). Políticas de Currículo: pesquisas e articulações discursivas. Curitiba: CRV, p. 57-79, 2017.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
GABRIEL, Carmen Tereza; FERREIRA, Marcia Serra. Disciplina escolar e conhecimento escolar: conceitos sob rasura no debate curricular contemporâneo. In: LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (org.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, p. 227-241. 2012.
GOMES, Maria Margarida; SELLES, Sandra Escovedo; LOPES, Alice Casimiro. Currículo de ciências: estabilidade e mudança em livros didáticos. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 2, p. 477-492, jun. 2013.
KEDDY, Paul Anthony. Plants and vegetation: origins, processes, consequences. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
KEELING, Patrick John. The number, speed, and impact of plastid endosymbioses in eukaryotic evolution. Annual Review of Plant Biology, v. 64, n. 1, p. 583-607, 2013.
LAMBERS, Hans; CHAPIN III, Francis Stuart; PONS, Thijs Leendert. Plant physiological ecology. 2. ed. Nova Iorque: Springer, 2008.
MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
MARSICO, Juliana. Formação de professores e a constituição de subjetividades: uma abordagem discursiva do currículo na educação de jovens e adultos.2018. Tese (doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018.
MARSICO, Juliana; CANDIDO, Daniel. Souza; GOMES, Maria Margarida Pereira de Lima. Produções alquímicas do currículo de Ciências/Biologia na EJA: investigando a fotossíntese. In: GOMES, Maria Margarida Pereira de Lima; OLIVEIRA, Cecília Santos de; FERNANDES, Karine de Oliveira Bloomfield; BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento (org.). Construindo práticas de esperança no ensino de Ciências e Biologia. Coleção ensino de biologia. São Paulo: Livraria Física, 2021. p. 129-141.
MARSICO, Juliana; FERREIRA, Marcia Serra. História do Currículo do presente: investigando processos alquímicos no ensino de Ciências para a Educação de Jovens e adultos no Brasil. ETD Educação Temática Digital, v. 22, n. 4, p. 837-855, out. 2020.
MELO, Edilane Andrade; ABREU, F. F.; ARAÚJO, M. I. O. A aprendizagem de botânica no ensino fundamental: dificuldades e desafios. Scientia Plena, v. 8, n. 10, p. 1-8, 2012.
POPKEWITZ, Thomas. Cosmopolitismo, o cidadão e os processos de abjeção: os duplos gestos da pedagogia. Cadernos de Educação. FaE/PPGE/UFPel. Pelotas, v.38, p. 361-391, jan./abr. 2011.
POPKEWITZ, Thomas. Educational planning, sciences, and the conservation of the present as the problem of change: should we take seriously the cautions of Foucault and Rancière? European Journal of Curriculum Studies, v. 2, n. 1, p. 191-205. 2015.
POPKEWITZ, Thomas. El cosmopolitismo y la era de la reforma escolar. Ediciones Morata. 2009.
POPKEWITZ, Thomas. Lutando em defesa da alma: a política do ensino e a construção do professor. Porto Alegre: Artmed, 2001.
POPKEWITZ, Thomas. PISA – números, conduta de normalização, e a alquimia das disciplinas escolares. In: A. M. P. Favacho; J. A. Pacheco; S. R. Sales (org.). Currículo, conhecimento e avaliação: divergências e tensões. Curitiba: CRV, 2013. p.89-108.
POPKEWITZ, Thomas. Reforma educacional: uma política sociológica - poder e conhecimento em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
POPKEWITZ, Thomas. Social Epistemology, the Reason of “Reason” and the Curriculum Studies. Education Policy Analysis Archives, AAPE, v.22, n.22, p.1-23. 2014.
POPKEWITZ, Thomas. The limits of teacher education reforms: school subjects, alchemies, and na alternative possibility. Journl of Teacher Education. nov. 2010.
SALATINO, Antonio; BUCKERIDGE, Marcos. Mas de que te serve saber botânica? Estudos Avançados, v. 30, p. 177-196, ago. 2016.
SANTOS, F. S. A Botânica no Ensino Médio: será que é preciso apenas memorizar nomes de plantas?. In: SILVA, C. C. (org.) Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídio para aplicação no Ensino. São Paulo: Livraria da Física, p. 223-243, 2006.
SANTOS, André Vitor Fernandes; MARSICO, Juliana; OLIVEIRA, Cecília Santos. Certificação de Jovens e Adultos, experiência e conhecimento em Ciências: notas para os campos do Currículo e da Avaliação. Educar em Revista, Curitiba, v. 38, e85996, 2022.
URSI, Suzana; SALATINO, Antonio. Nota Científica - É tempo de superar termos capacitistas no ensino de Biologia: impercepção botânica como alternativa para “cegueira botânica”. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 39, p. 1-4, 21 dez. 2022.
WAINRIGHT, Patricia; HINKLE, Gregory; SOGIN, Mitchell; STICKEL, Shawn. Monophyletic Origins of the Metazoa: an Evolutionary Link with Fungi. Science, v. 260, n. 5106, p. 340-342, 16 abr. 1993.
Fontes analisadas
COELHO, Francisco José Figueiredo; CICCO, Roberta de; MEDEIROS, Simone Correa dos Santos. Ciências : Ensino Fundamental II. Fascículo 8: Unidades 15 e 16. Rio de Janeiro : Fundação Cecierj, 2018. CEJA - Centro de Educação de Jovens e Adultos.
COELHO, Francisco José Figueiredo; MEDEIROS, Simone Correa dos Santos. Ciências : Ensino Fundamental II. Fascículo 7: Unidades 13 e 14. Rio de Janeiro : Fundação Cecierj, 2018. CEJA - Centro de Educação de Jovens e Adultos.
ESPINDOLA, Cristiane da Silva Oliveira; CICCO, Roberta de; MEDEIROS, Simone Correa dos Santos. Ciências : Ensino Fundamental II. Fascículo 4: Unidades 7 e 8. Rio de Janeiro : Fundação Cecierj, 2018b. CEJA - Centro de Educação de Jovens e Adultos.
ESPINDOLA, Cristiane da Silva Oliveira; COELHO, Francisco José Figueiredo; Souza, Isabel Cristina Lemos de; MENDES, Jorge; MONTEIRO, Raquel Fernandes; CICCO, Roberta de; MEDEIROS, Simone Correa dos Santos. Ciências : Ensino Fundamental II. Fascículo 1: Unidades 1 e 2. Rio de Janeiro : Fundação Cecierj, 2018a. CEJA - Centro de Educação de Jovens e Adultos.
MONTEIRO, Raquel Fernandes. Ciências : Ensino Fundamental II. Fascículo 5: Unidades 9 e 10. Rio de Janeiro : Fundação Cecierj, 2018. CEJA - Centro de Educação de Jovens e Adultos.
SILVA, Lucinda Fernandes; CICCO, Roberta de; MEDEIROS, Simone Correa dos Santos. Ciências : Ensino Fundamental II. Fascículo 2: Unidades 3 e 4. Rio de Janeiro : Fundação Cecierj, 2018. CEJA - Centro de Educação de Jovens e Adultos.
SOARES, Jorge Mendes; MEDEIROS, Simone Correa dos Santos. Ciências : Ensino Fundamental II. Fascículo 3: Unidades 5 e 6. Rio de Janeiro : Fundação Cecierj, 2018. CEJA - Centro de Educação de Jovens e Adultos.
SOUZA, Isabel Cristina Lemos de; MEDEIROS, Simone Correa dos Santos. Ciências : Ensino Fundamental II. Fascículo 6: Unidades 11 e 12. Rio de Janeiro : Fundação Cecierj, 2018. CEJA - Centro de Educação de Jovens e Adultos.