Relações étnico-raciais no ensino de Biologia uma experiência na formação inicial docente

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Leticia de Cassia Oliveira
Rosemary Rodrigues Oliveira

Resumo

O presente trabalho, de abordagem qualitativa, apresenta análise de uma pergunta do questionário do processo de validação do jogo digital “Histórias Cruzadas”, aplicado, na forma de um piloto/protótipo de modo remoto, em uma disciplina de Metodologia de Ensino de Biologia de uma Universidade Pública paulista. O Produto Educacional objetivou promover a reflexão sobre a realidade da mulher negra brasileira, suas dificuldades diárias, o apagamento sofrido séculos após o processo de colonização, bem como suas lutas e organizações sociais nas pautas antirracistas. Identificamos, a partir da avaliação dos licenciandos, que o jogo tem potencial para atingir seus objetivos, se mostrando interessante não apenas na abordagem desses temas junto a estudantes da escola de educação básica como também para formação de professores.

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Como Citar
Oliveira , L. de C. ., & Oliveira, R. R. (2022). Relações étnico-raciais no ensino de Biologia: uma experiência na formação inicial docente. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(nesp.2), 712–732. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.748
Seção
Dossiê Temático - Relações Étnico-raciais e o Ensino de Biologia
Biografia do Autor

Leticia de Cassia Oliveira , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestre - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). São José do Rio Preto, SP - Brasil. Professora PEB III (Ciências) - Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP - Brasil. 

Rosemary Rodrigues Oliveira, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Educação - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)-Bauru, SP-Brasil . Professora Assistente Doutora- Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho-Jaboticabal, SP- Brasil. 

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