As concepções epistemológicas e o corpo humano no livro didático de Ciências

Conteúdo do artigo principal

Wellington Soares de Lima
Camila Beatriz Kummer Fochezatto
Rosana Franzen Leite
Lourdes Aparecida Della Justina

Resumo

As relações epistemológicas e a relação com o corpo humano se desenvolvem a partir do compartilhamento de ideias incluindo a escola. Este artigo tem como objetivo refletir acerca de concepções epistemológicas concernentes ao corpo humano, de modo a analisar representações veiculadas pelo livro didático. A análise é desenvolvida a partir do livro “Araribá Mais Ciências”, do 6º a 9º ano. Os resultados apontam que, mesmo trazendo aspectos racionalistas, o livro apresenta seções que permitem contextualizações com aspectos mais cotidianos ou visualizados em outras fontes midiáticas, tornando os conteúdos mais próximos à realidade do aluno. Consideramos que os livros didáticos podem contribuir para discussões voltadas aos conteúdos científicos relativos ao corpo humano, atrelados aos aspectos que perpassam pela vida dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lima, W. S. de, Fochezatto, C. B. K., Leite, R. F., & Justina, L. A. D. (2024). As concepções epistemológicas e o corpo humano no livro didático de Ciências. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(1), 238–254. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i1.1227
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Wellington Soares de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando em Educação em Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Cascavel, PR - Brasil. Professor - Centro Universitário Univel, Cascavel - PR, Brasil. 

Camila Beatriz Kummer Fochezatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Educação em Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOSTE). Cascavel, PR - Brasil. Professora na Rede Municipal de Marechal Cândido do Rondon. Cascavel, PR - Brasil. 

Rosana Franzen Leite, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática - Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR - Brasil. Professora Associada - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Toledo, Paraná - Brasil.

Lourdes Aparecida Della Justina, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bauru, SP - Brasil. Professora Associada - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Cascavel, PR - Brasil.

Referências

ASSIS, S. Martoriano Alves de; RIBEIRO, M. Marcondes; POSSAR, M. As concepções de Ciência dos livros didáticos de Química, dirigidos ao Ensino Médio, no tratamento da cinética Química no período de 1929 a 2004. Investigações em Ensino de Ciências, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 341-355, dez. 2009. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/293458 . Acesso em: 19 dez. 2023.

BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 89-96, 28 jan. 1994. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/231918 . Acesso em: 18 dez. 2023.

BORGES, Regina Maria Rabello. Em debate: cientificidade e educação em ciências. 2. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2007.

CALDEIRA, Ana Maria de Andrade (org.). Didática e epistemologia da Biologia. São Paulo: Espelho D’Alma, 2020.

CHIAPPIN, José Raimundo Novaes; LEISTER, Ana Carolina. Uma reconstrução racional do programa de pesquisa do racionalismo neoclássico: os subprogramas do convencionalismo/pragmatismo (POINCARÉ) e do realismo estrutural convergente (DUHEM). Transformação: Revista de Filosofia, Marília, v. 34, n. 2, p. 103-134, 2011. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/1559 . Acesso em: 18 dez. 2023.

GIORDAN, André; VECCHI, Gérard de. As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini Di et al. Uma proposta de aperfeiçoamento do PNLD como política pública: o livro didático como capital cultural do aluno/família. Ensaio: avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 85, p. 1027-1056, dez. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362014000400008 . Acesso em: 18 dez. 2023.

GRANDO, Letícia Manica; ANDRADE, Mariana A. Bologna Soares de; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. Compreensões de estudantes de uma universidade pública em relação à investigação científica. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [S. I.], v. 20, n. 1, p. 135-153, 2021. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen20/REEC_20_1_7_ex1739_421.pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.

HAGUETTE, André. Racionalismo e empirismo na sociologia. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 44, n. 1, p. 194-218, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/9101/1/2013_art_ahaguette.pdf. Acesso em: 28 dez. 2023.

HARRES, João Batista Siqueira. Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da Ciência e suas implicações para o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, Lajeado, v. 4, n. 3, p. 197-211, 1999. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/603/pdf. Acesso em: 19 dez. 2023.

HEIDEMANN, Leonardo Albuquerque; CAMPOMANES, Ricardo Robinson; ARAUJO, Ives Solano. A contrastação empírica de um modelo teórico sobre o movimento de corpos com massa variável como uma forma de promover discussões epistemológicas em aulas de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, p. 1-15, nov. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0185. Acesso em: 19 dez. 2023.

JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia. 2011. 238 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2011.

LIMA, Wellington Soares de; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. A temática sexualidade em atividades extensionistas: um estudo em uma universidade brasileira. ReBECEM, Cascavel, v. 3, n. 3, p. 757-777, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/23845/pdf. Acesso em: 19 dez. 2023.

MELLADO, Vicent; CARRACEDO, David. Contribuciones de la filosofia de la ciencia a la didáctica de las ciencias. Enseñanza de Las Ciencias, v. 11, n. 3, p. 331-339, 1993. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=94596. Acesso em: 19 dez. 2023.

PÉREZ, Daniel Gil et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/DyqhTY3fY5wKhzFw6jD6HFJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 dez. 2023.

SILVA, Edson Pereira; ARCANJO, Fernanda Gonçalves. História da Ciência, Epistemologia e Dialética. Transformação: Revista de Filosofia, Marília, v. 44, n. 2, p. 149-174, jun. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44n2.11.p149. Acesso em: 19 dez. 2023.

Artigos Semelhantes

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.