A observação de joaninhas [Harmonia axyridis (Pallas, 1773), Coleoptera, Coccinellidae] como ferramenta de alfabetização científica em uma Escola de Educação Infantil

Conteúdo do artigo principal

Tatiana Giselle Guimarães Lopes
Gelsa Mara Presuto
Rosamaria Françoso Luccas Polizel
Rosebelly Nunes Marques

Resumo

A observação de pequenos animais em sala de aula pode proporcionar experiências educativas importantes. Nesse estudo, através da utilização da joaninha (Harmonia axyridis), investigou-se o efeito da observação de parte do ciclo de vida desse inseto, na formação de crianças de 3 a 4 anos de idade, seus familiares e sua professora. Os dados foram coletados em entrevistas com a professora e observações na escola e analisados de forma qualitativa. Foram considerados aspectos como a compreensão sobre o ciclo, motivação das crianças em relação as atividades realizadas e a possibilidade de alfabetização científica entre gerações. Concluiu-se que a observação de joaninhas em sala de aula contribuiu para a formação da professora, aprendizagem significativa das crianças e a alfabetização científica de suas famílias.


 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lopes, T. G. G., Presuto, G. M., Polizel, R. F. L., & Marques, R. N. (2018). A observação de joaninhas [Harmonia axyridis (Pallas, 1773), Coleoptera, Coccinellidae] como ferramenta de alfabetização científica em uma Escola de Educação Infantil. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 11(2), 20–33. https://doi.org/10.46667/renbio.v11i2.132
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Tatiana Giselle Guimarães Lopes, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo - ESALQ/USP

Doutorado em Ciências (CENA-USP) e Licenciatura em Ciências (USP). Exerceu a função de professora universitária e orientadora em trabalhos de iniciação científica e extensão. Atualmente é associada profissional do Instituto Pecege/ESALQ/USP e desenvolve projetos na área de educação, através do Grupo de Estudos e Ações Socioambientais “Escola da Natureza” (Departamento de Genética/ESALQ/USP)

Gelsa Mara Presuto, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo - ESALQ/USP

Licenciada em Ciências, atua na área de Alfabetização Cientifica da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Piracicaba, desenvolvendo projetos através da propria SME  e do Grupo de Estudos e Ações Socioambientais “Escola da Natureza” (Departamento de Genética/ESALQ/USP)

Rosamaria Françoso Luccas Polizel, Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba - SME

Licenciada em Pedagogia, Especialista em Gestão Escolar. Atua na área de Educação como professora de Educação Infantil.

Rosebelly Nunes Marques, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo - ESALQ/USP

Doutorado em Química Analítica pelo Instituto de Química da Unesp/Araraquara (2002) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/Araraquara (2012). Atualmente é professora, RDIDP, da Universidade de São Paulo (USP), na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), em Piracicaba/SP, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia.

Referências

BRANCO, M. L. F. R. A educação progressiva na atualidade: o legado de John Dewey. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 783-798, Sept. 2014 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014000300013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 Apr. 2017. Epub Apr 01, 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022014005000013.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf. Acesso em: 5 out. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Brinquedos e brincadeiras de Creches: Manual de Orientação Pedagógica, 2012. Disponível em: http://ead.uniapae.org.br/pluginfile.php/21387/mod_resource/content/1/Brinquedos%20e%20brincadeiras%20nas%20creches%20-%20Arquivo.pdf. Acesso em: 09 abril 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_09mar2018_versaofinal.pdf >. Acesso em: 09 março 2018.

BREUER, G.B.; SCHLEGEL, J.; KAUF, P.; RUPF, R. The importance of being colorful and able to fly: Interpretation and implication of children’s statements on selected insects and other invertebrates. International Journal of Science Education, v. 37, n.16., p. 2663-2687, 2015

BROOM, C. Exploring the Relations Between Childhood Experiences in Nature and Young Adults’ Environmental Attitudes and Behaviours. Australian Journal of Environmental Education, v. 33, n. 1, p. 34-47, 2017.

CHAWLA, L. Significant Life Experiences Revisited: A Review of Research on Sources of Environmental Sensitivity. The Journal of Environmental Education, v. 29, n. 3, p. 11-21 , 1998

CHENG J.C., MONROE, M.C. Connection to nature: Children's affective attitude toward nature. Environment and Behavior, v. 44, p. 31–49, 2012.

COLLADO, S.; STAATS, H. Contact with Nature and Children's Restorative Experiences: An Eye to the Future. H. Front Psychology., v. 29, n. 7:1885. eCollection 2016.

DEL VALLE GRISALES, L. M.; MEJIA ARISTIZABAL, L. S. Desarrollo de competencias científicas en la primera infancia. Un estudio de caso con los niños y niñas de educación preescolar, grado Transición, de la Institución Educativa Villa Flora, de la ciudad de Medellín. Íkala, Medellín, v. 21, n. 2, p. 217-226, Aug. 2016 . Disponível em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0123-34322016000200007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 Dec. 2016. http://dx.doi.org/10.17533/udea.ikala.v21n02a07.

DEWEY, J. Como pensamos - como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. Trad. Haydée de Camargo Campos. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DEWEY, J. Interest and effort in education. Boston, MA: Houghton Mifflin, 1912

GLASSMAN, MICHAEL. Dewey and Vygotsky: Society, Experience and Inquiry in Educational Practice. Educational Researcher, V. 30, n. 4, p. 3–14, 2001.

GASQUE, K. C. G. D.; CUNHA, M. V. da. A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional. Transinformação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 139-146, Aug. 2010 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862010000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: on 26 Apr. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862010000200004.)

GREATER LONDON AUTHORITY. Published by Greater London Authority City Hall, The Queen’s Walk London SE1 2AA. Children and Nature, November 2011. Disponível em: http://www.londonsdc.org/documents/Children%20and%20Nature%20-%20Literature%20Review.pdf. Acesso: 10 maio 2016.

HOWES, E.V. Educative experiences and early childhood science education. Teaching and Education, v.24, p.536-549, 2008.

KENNELLY, J.; TAYLOR, N.; SEROW, P. Early career primary teachers and education for sustainability. International. Research in Geographical and Environmental Education, v. 21, p. 139–153, 2012.

LEDERMAN, L.M. Scientists and 21st century science education. Technology in Society, v. 30, n. 1-4, p. 397– 400, 2008.

LÜDKE, M., ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2012.

Portal do MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4858-orientacoes-curriculares-ed&Itemid=30192. Acesso em 10 abril 2017.

MARQUES, A. C. T. L.; MARANDINO, M. Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 44, e170831, 2018 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022018000100431&lng=en&nrm=iso>. access on 12 Dec. 2018. Epub Dec 21, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201712170831.

MATA, P. et al. Cientistas de palmo e meio: Uma brincadeira muito séria. Aná. Psicológica, Lisboa , v. 22, n. 1, p. 169-174, marzo 2004 . Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312004000100015&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 10 mayo 2016.

MORAES, D. W. et al. Docinhos e ensaios de não inferioridade: uma experiência pedagógica criativa. Revista brasileira de educação medica, Rio de Janeiro , v. 38, n. 3, p. 403-408, Sept. 2014 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300016&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 Apr. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022014000300016.

POLIZEL, R. F. L. Descobrindo o ciclo de vida das joaninhas. IX Jornada Pedagógica “Perspectivas atuais em debate". Disponível em: http://sistemas3.piracicaba.sp.gov.br/sme/jornadapedagogica/jornada_pedagogica_2016.pdf. Acesso em: 21 abril 2017.

THOMPSON, C.; ASPINALL, P.; MONTARZINO, A. The childhood factor: Adult visits to green places and the significance of childhood experience. Environment and Behavior, v. 40, p. 111–143, 2008.

RODRIGUES, A. R. S. Caracterização da resistência de joaninhas predadoras ao lambdacialotrina, Recife, 162 p., fevereiro de 2012.

SILVA, D. A. de A. Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia Waldorf. Educação em revista, Curitiba , n. 56, p. 101-113, June 2015 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200101&lng=en&nrm=iso>. Aceso em: 02 Dec. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.41463.

THORNTON, L.,TALBOT, J.P. e FLORES, M. O direito de brincar: Guia Prático para criar oportunidades lúdicas e efetivar o direito de brincar, 2013. Disponível em: http://www.a-chance-to-play.de/fileadmin/user_upload/a-chance-to-play/ACTP_Brasil/1312_guia_brincar/ACTP_direito_de_brincar_GUIA_PRATICO.pdf. Acesso em: 9 abril 2017.

VIGOTSKI, L. S. Quarta aula: o problema do meio na pedologia (Original publicado em 1935). Psicologia USP, v. 21, n. 4, p. 681-701, 2010.

WILSON, R (ed). Environmental education at the early childhood level. Washington, DC: North American Association for Environmental Education, 1994.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.