Epistemological conceptions and the human body in Science textbooks

Main Article Content

Wellington Soares de Lima
Camila Beatriz Kummer Fochezatto
Rosana Franzen Leite
Lourdes Aparecida Della Justina

Abstract

As relações epistemológicas e a relação com o corpo humano se desenvolvem a partir do compartilhamento de ideias incluindo a escola. Este artigo tem como objetivo refletir acerca de concepções epistemológicas concernentes ao corpo humano, de modo a analisar representações veiculadas pelo livro didático. A análise é desenvolvida a partir do livro “Araribá Mais Ciências”, do 6º a 9º ano. Os resultados apontam que, mesmo trazendo aspectos racionalistas, o livro apresenta seções que permitem contextualizações com aspectos mais cotidianos ou visualizados em outras fontes midiáticas, tornando os conteúdos mais próximos à realidade do aluno. Consideramos que os livros didáticos podem contribuir para discussões voltadas aos conteúdos científicos relativos ao corpo humano, atrelados aos aspectos que perpassam pela vida dos estudantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Lima, W. S. de, Fochezatto, C. B. K., Leite, R. F., & Justina, L. A. D. (2024). Epistemological conceptions and the human body in Science textbooks. SBEnBio Biology Teaching Journal, 17(1), 238–254. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i1.1227
Section
Artigos com Relatos de Pesquisa
Author Biographies

Wellington Soares de Lima, State University of Western Paraná

PhD student in Science Education and Mathematics Education - State University of Western Paraná (Unioeste). Cascavel, PR - Brazil. Professor - Univel University Center, Cascavel - PR, Brazil.

Camila Beatriz Kummer Fochezatto, State University of Western Paraná

Master in Science Education and Mathematics Education - State University of Western Paraná (UNIOSTE). Cascavel, PR - Brazil. Teacher at the Municipal Network of Marechal Cândido do Rondon. Cascavel, PR - Brazil.

Rosana Franzen Leite, State University of Western Paraná

PhD in Education for Science and Mathematics - State University of Maringá (UEM). Maringá, PR - Brazil. Associate Professor - State University of Western Paraná (UNIOESTE). Toledo, Paraná - Brazil.

Lourdes Aparecida Della Justina, State University of Western Paraná

PhD in Education for Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bauru, SP - Brazil. Associate Professor - State University of Western Paraná (UNIOESTE). Cascavel, PR - Brazil.

References

ASSIS, S. Martoriano Alves de; RIBEIRO, M. Marcondes; POSSAR, M. As concepções de Ciência dos livros didáticos de Química, dirigidos ao Ensino Médio, no tratamento da cinética Química no período de 1929 a 2004. Investigações em Ensino de Ciências, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 341-355, dez. 2009. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/293458 . Acesso em: 19 dez. 2023.

BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 89-96, 28 jan. 1994. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/231918 . Acesso em: 18 dez. 2023.

BORGES, Regina Maria Rabello. Em debate: cientificidade e educação em ciências. 2. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2007.

CALDEIRA, Ana Maria de Andrade (org.). Didática e epistemologia da Biologia. São Paulo: Espelho D’Alma, 2020.

CHIAPPIN, José Raimundo Novaes; LEISTER, Ana Carolina. Uma reconstrução racional do programa de pesquisa do racionalismo neoclássico: os subprogramas do convencionalismo/pragmatismo (POINCARÉ) e do realismo estrutural convergente (DUHEM). Transformação: Revista de Filosofia, Marília, v. 34, n. 2, p. 103-134, 2011. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/1559 . Acesso em: 18 dez. 2023.

GIORDAN, André; VECCHI, Gérard de. As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini Di et al. Uma proposta de aperfeiçoamento do PNLD como política pública: o livro didático como capital cultural do aluno/família. Ensaio: avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 85, p. 1027-1056, dez. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362014000400008 . Acesso em: 18 dez. 2023.

GRANDO, Letícia Manica; ANDRADE, Mariana A. Bologna Soares de; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. Compreensões de estudantes de uma universidade pública em relação à investigação científica. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [S. I.], v. 20, n. 1, p. 135-153, 2021. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen20/REEC_20_1_7_ex1739_421.pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.

HAGUETTE, André. Racionalismo e empirismo na sociologia. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 44, n. 1, p. 194-218, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/9101/1/2013_art_ahaguette.pdf. Acesso em: 28 dez. 2023.

HARRES, João Batista Siqueira. Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da Ciência e suas implicações para o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, Lajeado, v. 4, n. 3, p. 197-211, 1999. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/603/pdf. Acesso em: 19 dez. 2023.

HEIDEMANN, Leonardo Albuquerque; CAMPOMANES, Ricardo Robinson; ARAUJO, Ives Solano. A contrastação empírica de um modelo teórico sobre o movimento de corpos com massa variável como uma forma de promover discussões epistemológicas em aulas de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, p. 1-15, nov. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0185. Acesso em: 19 dez. 2023.

JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. Investigação sobre um grupo de pesquisa como espaço de formação inicial de professores e pesquisadores de Biologia. 2011. 238 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2011.

LIMA, Wellington Soares de; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. A temática sexualidade em atividades extensionistas: um estudo em uma universidade brasileira. ReBECEM, Cascavel, v. 3, n. 3, p. 757-777, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/23845/pdf. Acesso em: 19 dez. 2023.

MELLADO, Vicent; CARRACEDO, David. Contribuciones de la filosofia de la ciencia a la didáctica de las ciencias. Enseñanza de Las Ciencias, v. 11, n. 3, p. 331-339, 1993. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=94596. Acesso em: 19 dez. 2023.

PÉREZ, Daniel Gil et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/DyqhTY3fY5wKhzFw6jD6HFJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 dez. 2023.

SILVA, Edson Pereira; ARCANJO, Fernanda Gonçalves. História da Ciência, Epistemologia e Dialética. Transformação: Revista de Filosofia, Marília, v. 44, n. 2, p. 149-174, jun. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44n2.11.p149. Acesso em: 19 dez. 2023.

Similar Articles

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.