Endemia em foco abordagens para o ensino de leishmaniose visceral no ensino fundamental

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Júlia Gatti Ladeia Costa
Bruno Camelo Rocha

Resumo

Realizou-se por meio de uma revisão integrativa um levantamento de diferentes abordagens para o ensino de Leishmaniose Visceral (LV) no ensino fundamental. A LV é uma doença negligenciada de grande importância no Brasil. As produções utilizaram do lúdico como estratégia para ensino da LV e alcançaram resultados positivos, entretanto o foco das abordagens e seleção do conteúdo nem sempre foram adequados podendo comprometer os objetivos do ensino em saúde. Para uma mudança significativa no cenário atual alarmante da LV se faz necessária a incorporação de atividades de educação em saúde em um processo de educação continuada, que envolva diversos agentes da sociedade, incluindo as crianças, com cuidado ao conhecimento científico atualizado do tema.

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Como Citar
Costa, J. G. L., & Rocha, B. C. (2024). Endemia em foco: abordagens para o ensino de leishmaniose visceral no ensino fundamental. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(2), 965–984. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i2.1272
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Júlia Gatti Ladeia Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG - Brasil. Professor adjunto na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Ibirité. Ibirité, MG - Brasil

Bruno Camelo Rocha, Universidade do Estado de Minas Gerais

Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Ibirité, MG - Brasil.  Especialista laboratorial da unidade de anatomia patológica e citologia do Instituto Hermes Pardini. Belo Horizonte, MG - Brasil

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