A utilização do zoológico CIGS como ferramenta para o ensino da biodiversidade amazônica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A discussão da biodiversidade é um assunto bastante importante para ser debatido. Uma alternativa para essas discussões são os espaços escolares e a utilização de aulas práticas, para contextualização dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Os zoológicos são ambientes com grande potencial para serem utilizados com esse fim, pois nesse ambiente podemos encontrar espécies raras ou ameaçadas, promovendo assim o desenvolvimento do pensamento ecológico. Com isso, este trabalho busca desenvolver a importância da biodiversidade amazônica com a utilização de uma sequência didática a partir de uma visita de campo no Zoológico CIGS. Nesta atividade participaram 159 alunos do 7 ano do Ensino Fundamental - Anos finais. Os alunos utilizaram uma ficha de coleta desenvolvida para a atividade, e após a coleta de dados, foram analisados pelos alunos em sala de aula, compartilhando com os grupos e contextualização com a mediação da professora e por fim os alunos concluíram com a importância de preservar a biodiversidade amazônica.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALMEIDA, F.J.; Fonseca Júnior, F.M. Projetos e ambientes inovadores. Brasília, DF: Parma, 2000.
ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 17, 2011.
GARCIA, V. A. R. O processo de aprendizagem no Zoológico de Sorocaba: análise da atividade educativa visita orientada a partir dos objetos biológicos. Dissertação (mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2006.
LESTINHGE, Sandra Regina. Olhares de educadores ambientais para o estudo do meio e pertencimento. 2004. Dissertação (doutorado em Recursos Florestais) - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo. Piracicaba, 2004.
MERGULHÃO, M. C. Zoológico: uma sala de aula viva. São Paulo: Faculdade de Educação da USP. Dissertação, Mestrado em Educação. 1998.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.