A Biotecnologia no cotidiano escolar do ensino médio análise da percepção dos estudantes

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Jairo Ribeiro de Lima
Luis Fernando Marques Santos

Resumo

A Biotecnologia é uma ciência multidisciplinar, de grande potencial agregado, que impacta todos os setores da sociedade. Assim, no intuito de contribuir com o Ensino de Biologia, o objetivo deste trabalho foi investigar as percepções de 420 estudantes do Ensino Médio, pertencentes a 14 escolas da rede pública, em 11 municípios do estado da Paraíba, frente à temática em questão. A pesquisa refere-se a um estudo descritivo-exploratório, utilizando-se de um questionário impresso, com questões abertas. Os resultados obtidos demonstraram que as temáticas biotecnológicas, ainda que compondo o currículo da Educação Básica, tem passado de maneira imperceptível no cotidiano escolar, uma vez que a maioria dos alunos não forneceu, corretamente, os conceitos e as aplicações dessa promissora área da ciência.

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Como Citar
Lima, J. R. de, & Santos, L. F. M. (2022). A Biotecnologia no cotidiano escolar do ensino médio: análise da percepção dos estudantes. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(1), 260–276. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i1.599
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Jairo Ribeiro de Lima, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Ensino de Biologia - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - João Pessoa, PB - Brasil. Doutorando em Ensino - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Federal do Ceará (UFC) - Fortaleza, CE - Brasil. Professor Educação Básica III - Secretaria da Educação e da Ciência e da Tecnologia (PB) - Santa Helena, PB - Brasil

Luis Fernando Marques Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Química Biológica - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professor Associado IV - Departamento de Biologia Molecular - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - João Pessoa, PB - Brasil  

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