Barragens de rejeitos: desvelando as perturbações socioambientais da atividade mineradora mediações de um estudo de caso no ensino

Conteúdo do artigo principal

Ivone dos Santos Siqueira
Elinete Oliveira Raposo
Nadia Magalhães da Silva Freitas

Resumo

A mineração representa uma atividade que provoca impactos diretos para o ambiente natural e social. Nesta investigação, de natureza qualitativa, nos moldes de uma pesquisa-formação, baseada na ação pedagógica como agir comunicativo, objetivamos favorecer aos estudantes leitura e compreensão de cenários reais dos riscos da mineração. Para a problematização da atividade mineradora, valemo-nos dos eventos de Mariana (Minas Gerais), Barcarena (Pará) e Brumadinho (Minas Gerais), um estudo de caso no ensino que demandava apreciações sobre direito ao desenvolvimento, direitos humanos e educação problematizadora da realidade socioambiental. As falas dos estudantes foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados mostram que os enunciados revelam coação da reprodução material e, consequente, sujeição do mundo da vida ao sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Siqueira, I. dos S., Raposo, E. O., & Freitas , N. M. da S. (2024). Barragens de rejeitos: desvelando as perturbações socioambientais da atividade mineradora: mediações de um estudo de caso no ensino. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(2), 810–835. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i2.1328
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Ivone dos Santos Siqueira, Instituto Federal de Educação

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil.  Assessora pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Belém, PA - Brasil. 

Elinete Oliveira Raposo, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil. Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil.

Nadia Magalhães da Silva Freitas , Universidade Federal do Pará

Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil. Pós-doutora em Ensino e Aprendizagem das Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC - Brasil. Professora na Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil.

Referências

ACSELRAD, Henri; MELLO, Cecília Campello do Amaral; BEZERRA, Gustavo das Neves. O que é justiça ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

ACSELRAD, Henri; ALMEIDA, Alfredo Wagner de; BERMANN, Celio; BRANDÃO, Carlos Antônio; CARNEIRO, Eder ; LEROY, Jean Pierre; LISBOA, Marijane; MEIRELLES, Jeovah; MELLO, Cecilia; MILANEZ, Bruno; NOVOA, Luiz Fernando;O´DWYER, Eliane Cantarino; RIGOTTO, Raquel; SANT'ANA JÚNIOR, Horácio Antunes; VAINER, Carlos Bernardo; ZHOURI, Andrea. Desigualdade ambiental e acumulação por espoliação: o que está em jogo na questão ambiental? E-cadernos, Coimbra, v. 17, p. 1-17, 2012. Disponível em: https://journals.openedition.org/eces/1138 . Acesso em: 20 jan. 2024.

BANNELL, Ralph Ings. Habermas e a educação. São Paulo: Autêntica, 2006.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2009.

BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2010.

BOLZAN, Dóris Pires Vargas. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Senado Federal, 1988.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.html Acesso em: 20 fev. 2024.

BRASIL (2016). Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/22917581 . Acesso em: 20 mar. 2024.

CARBONARI, Paulo César. Educação em direitos humanos: esboço de reflexão conceitual. In: Bittar, E. C. B. Direitos humanos no século XXI: cenários de tensão. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. p. 140-151.

CARDOSO, Viviane Amélia Ribeiro; RODRIGUES, Angélica Cosenza. A temática da mineração na pesquisa em educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, Rio Grande do Sul, v. 39, n. 3, p. 310-331, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13895/9917. Acesso em: 20 abr. 2024.

CARMO, Eunápio Dutra do; CASTRO, Edna Maria Ramos de; PATRÍCIO, Júlio Cezar dos Santos. Mineração, neo-extrativismo e conflitos em Barcarena. Novos Cadernos NAEA, Belém, v. 18, n. 3, p. 51-71. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/2445 . Acesso em: 20 dez. 2023.

CARMO, Eunápio Dutra. Nunca foram acidentes, sempre são desastres e crimes: narrativas, disputas e resistências na zona de sacrifício de Barcarena. Revista Debates Insubmissos, Caruaru, Pernambuco, v. 3, n. 8, p.96-125, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/debatesinsubmissos/article/view/244559/0 . Acesso em: 25 jan. 2024.

CASTRO, E. (2019). Estratégias de expansão territorial de empresas minerais na Amazônia, desastres socioambientais e "zonas de sacrifício". In: CASTRO, Edna; CARMO, Eunápio (org.). Dossiê desastres e crimes de mineração em Barcarena. Belém: NAEA; UFPA, 2019. p. 19-34.

CELANI, Maria Antonieta Alba. Questões de ética na pesquisa em linguística aplicada. Linguagem e Ensino, Pelotas, Rio Grande do Sul, v. 8, n. 1, p. 101-122. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/15605/9792 . Acesso em: 23 fev. 2024.

CIPRIANO, Tamires da Silva; MASCARENHAS, Raquel Mota. Marco legal e mineração em Mariana - MG. O Social em Questão, Rio de Janeiro, n. 48, p. 185-218, 2020. Disponível em: http://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=766&sid=63 . Acesso em: 25 nov. 2023.

DUPAS, Gilberto. O conceito hegemônico do progresso e os direitos humanos. In: BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Direitos humanos no século XXI: cenários de tensão. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. p. 107-127.

EMERIQUE, Lilian Márcia Balmant; GUERRA, Sidney. A dignidade da pessoa humana e o direito ao mínimo vital. In: Bittar, E. C. B. (org.). Direitos humanos no século XXI: cenários de tensão. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. p. 34 - 48.

Freire, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019a.

Freire, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

Freire, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019b

FONSECA, Paulo Henriques da. Novo constitucionalismo latino-americano, a propriedade e colonialidade: entre rupturas e permanências de um modelo. Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito, Belo Horizonte, v. 7, n. 3, p. 308-322, 2015. Disponível em: http://www.revistas.unisinos.br/index.php/RECHTD/article/view/rechtd.2015.73.10 . Acesso em: 25 jan. 2024.

FREITAS, Nádia Magalhães da Silva; MARQUES, Carlos Alberto. Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã. Educar em Revista,Curitiba, v. 65, p. 219-235, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/KmvYjBkfvCy6ddT7PfjtkcM/?format=pdf&lang=pt> . Acesso em: 25 fev. 2024.

FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; RIBEIRO, João GuilhermeJ. G.; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes; FREITAS, Nadia Magalhães da Silva N. M. S. Conflitivas sociocientíficas no ensino de ciências: proposições ao biodireito e a dignidade humana. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 187-201, 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8451 . Acesso em: 25 mar. 2024.

FREITAG, Bárbara. Habermas e a teoria da modernidade. Perspectivas, São Paulo, v. 16, p.23-45, 1993. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/769/630 . Acesso em: 25 mar. 2024.

GOMES, Luiz Roberto. Educação e comunicação em Habermas: o entendimento como mecanismo de coordenação da ação pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 33, p.231-250, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/1659 . Acesso em: 28 mar. 2024.

HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. v. II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo 1: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012a.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo 2: sobre a crítica da razão funcionalista. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012b.

HAZEU, Marcel; RODRIGUES, Jondison; CRUZ, Jaqueline; SOUZA, Alex; SENA, Thais. O capital internacional na Amazônia: a exploração do caulim pela Empresa Imerys em Barcarena. In: CASTRO, Edna; CARMO, Eunápio (org.). Dossiê desastres e crimes de mineração em Barcarena. Belém: NAEA; UFPA, 2019, p. 149-168.

HERRERA, José Antônio; MIRANDA NETO, José Queiroz; MOREIRA, Rodolfo Pragana. Integração e estruturação do território amazônico como consequência da expansão capitalista no Brasil. Boletim de Geografia, Maringá, v. 3, n. 2, p. 19-36, 2013. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/view/18880 . Acesso em: 30 mar. 2024.

IKEDA, Ana Akemi; VELUDO-DE-OLIVEIRA, Tânia Modesto; CAMPOMAR, Marcos Cortez (2005). A tipologia do método do caso em administração: usos e aplicações. Revista Organizações & Sociedade, Salvador, v. 12, n. 34, p. 141-162, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10796 . Acesso em: 10 abr. 2024.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LACAZ, Francisco Antonio de Castro; PORTO, Marcelo Firpo de Sousa; PINHEIRO, Tarcísio Márcio Magalhães. Tragédias brasileiras contemporâneas: o caso do rompimento da barragem de rejeitos de Fundão/Samarco. Revista Brasileira Saúde Ocupacional, São Paulo,v.42:e9, p. 1-12, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbso/a/5K38Dp8mVGv6jygHLGzPNGG/abstract/?lang=pt . Acesso em: 25 jan. 2024.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.), DELANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2016. p. 56-71.

LISBOA, Josefa Bispo. Curso do desenvolvimento do/no capitalismo: à propósito da tese marxista. Revista de Desenvolvimento Econômico, Salvador, v. 6, n. 10, p. 67-75, 2004. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/rde/article/view/104 . Acesso em: 28 jan. 2024.

LOPES, Virgínia Maria Canônico; OLIVEIRA, Marcelo Leles Romarco de. Novo marco legal para a mineração e suas implicações para a atividade minerária no Brasil sob a luz da justiça ambiental. Revista Polêmica, Rio de Janeiro, v.18, n. 3, p. 33-53, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/39422 . Acesso em: 22 jan. 2024.

MADALENO, Isabel Maria. Desenvolver a Amazônia? História da ocupação humana da Amazônia brasileira. Espaço & Geografia, Brasília, v. 14, n. 1, p. 331-360, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/espacoegeografia/article/view/39942/31044 . Acesso em: 22 mar. 2024.

MARQUES, Gilberto de Souza. Amazônia: riqueza, degradação e saque. São Paulo: Expressão Popular, 2019.

MÜHL, Eldon Henrique. Habermas e a educação, diagnóstico crítico e emancipação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 117, p. 1035-1050, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/6VrZDR498DDdjP8ZRdnqrWy/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 12 jan. 2024.

MUNIZ, Daphne Heloisa de Freitas; OLIVEIRA-FILHO, Eduardo Cyrino. Metais pesados provenientes de rejeitos de mineração e seus efeitos sobre a saúde e o meio ambiente. Universitas: Ciências da Saúde, Brasília, v. 4, n. 1/2, p. 83-100, 2006. Disponível em: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/cienciasaude/article/view/24 . Acesso em: 22 08 jan. 2024.

Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org Acesso em: 12 dez. 2023.

Picoli, Fiorelo. O capital e a devastação da Amazônia. São Paulo: Expressão Popular, 2006.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Amazônia encruzilhada civilizatória: tensões territoriais em curso. IPDRS/CIDES, UMSA, 2018 a.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018 b.

SAAVEDRA, Maria da Paz Corrêa. Imerys em Barcarena: os efeitos colaterais perversos da mineração nos recursos hídricos do município. In: CASTRO, Edna; CARMO, Eunápio (org.). Dossiê desastres e crimes de mineração em Barcarena. Belém: NAEA; UFPA, 2019. p. 69-179.

SEN, Amartya Kumar. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SOUZA, Bruna Costa de; VALADARES, Juarez Melgaço. O ensino de ciências a partir da temática mineração: uma proposta com enfoque CTS e três momentos pedagógicos. Ciência & Educação, Bauru, v. 28, n. e22002, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wrqqtgjQtkWx5XvJhkxhYFn/?format=pdf&lang= pt . Acesso em: 15 jan. 2024.

STORTTI, Marcelo Aranda; SANCHEZ, Celso. Educação ambiental decolonial de base comunitária: a pedagogia dos afetados pelo setor da mineração. ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EPEA), 9. Universidade Federal de Juiz de Fora. 2017. Anais... Disponível em: epea.tmp.br/epea2017_anais/pdfs/plenary/0074.pdf . Acesso em: 30 mar.2024.

VALENCIO, Norma Felicidade. Desafios de resiliência comunitária frente a relações de vizinhança assimétricas. In: CASTRO, Edna; CARMO, Eunápio (org.). Dossiê desastres e crimes de mineração em Barcarena. Belém: NAEA; UFPA, 2019. p. 238-245.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.