Conhecimentos e expectativas de estudantes ingressantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSC Campus Criciúma acerca da disciplina de Biologia

Conteúdo do artigo principal

Pedro Rosso
Erica Mastella Benincá
Gabrieli Aparecida Lorenson
Daiana Cardoso Vargas de Figueiredo

Resumo

Aproximar os conhecimentos abordados na escola daqueles necessários para a formação pessoal, intelectual, social e profissional dos estudantes é desafiador. Objetivou-se analisar os conhecimentos e expectativas de estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio acerca da disciplina de biologia. Analisaram-se documentos oficiais e aplicou-se um questionário para estudantes de cursos técnicos integrados do Instituto Federal da Santa Catarina, Campus Criciúma. 89,8% conhece o objeto de estudo da biologia e 30,5% relacionou os temas de Ciência do Ensino Fundamental com os temas de biologia. Os temas de biologia considerados importantes para a formação pessoal e profissional foram os relacionados à biodiversidade, à anatomia e fisiologia, incluindo as patologias, à origem e evolução da vida e ao estudo da célula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rosso, P., Benincá, E. M., Lorenson, G. A., & Figueiredo, D. C. V. de. (2020). Conhecimentos e expectativas de estudantes ingressantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSC Campus Criciúma acerca da disciplina de Biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(1), 74–85. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.259
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Pedro Rosso, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutor em Biologia Animal  - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegrew, RS - Brasil.  Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Florianópolis, SC - Brasil

Erica Mastella Benincá, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental -  Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Itajaí, SC - Brasil. Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Florianópolis, SC - Brasil. 

Gabrieli Aparecida Lorenson, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduação em Química - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Florianópolis, SC - Brasil. Especialização em andamento - Docência no Ensino Superior  - Centro Universitário Leonardo da Vinci, (UNIASSELVI). Benedito, SC -  Brasil.

Daiana Cardoso Vargas de Figueiredo, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduação em andamento - Licenciatura em Química - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Florianópolis, SC - Brasil.

Referências

BBARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 158 p.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 02 abr. 2019.

BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 02 abr. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Novo ensino médio: Dúvidas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361#nem_01. Acesso em: 28 out. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. PCN+Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: Brasília: MEC, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 12 mar. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. v. 2. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 137 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf. Acesso em: 29 out. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf. Acesso em: 02 abr. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 29 out. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 138 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em: 14 jul. 2018.

CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; BASTOS, Fernando. A didática como área do conhecimento. In: CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; ARAÚJO, Elaine S. Nicolini Nabuco de (Org.). Introdução à didática da biologia. São Paulo: Escrituras, 2009. p. 20-43.

CARVALHO, Graça Simões de. A transposição didáctica e o ensino da biologia. In: CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; ARAÚJO, Elaine S. Nicolini Nabuco de (Org.). Introdução à didática da biologia. São Paulo: Escrituras, 2009. p. 44-70.

CARVALHO, Ítalo Nascimento; NUNES-NETO, Nei Freitas; EL-HANI, Charbel N. Como selecionar conteúdos de biologia para o ensino médio. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, ago./dez. 2011. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/1588/774. Acesso em: 14 jul. 2018.

CORADINI, Amanda; SANGALLI, Andréia. Ensino de Biologia: o que os estudantes do Ensino Médio pensam sobre os conteúdos e metodologias. In: ENEPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (UEMS/UFGD), 2014. Anais…. Disponível em: http://eventos.ufgd.edu.br/enepex/anais/arquivos/28.pdf. Acesso em: 29 out. 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148 p.

KLAUSEN, Luciana dos Santos. Aprendizagem significativa: um desafio. In: EDUCERE – Congresso Nacional de Educação, 13., 2017, Curitiba. Anais …. Curitiba: Champagnat/PUCPR, 2017. p. 6403-6411. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25702_12706.pdf. Acesso em: 19/06/2018.

KRASILCHIK, Myriam. Práticas de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2005.

MEGLIORATTI, Fernanda A.; BRANDO, Fernanda Rocha; ANDRADE, Mariana A. B. S.; CALDEIRAS, Ana Maria de Andrade. A integração conceitual no Ensino de Biologia: uma proposta hierárquica de organização do conhecimento biológico. In: CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; ARAÚJO, Elaine S. Nicolini Nabuco de (Org.). Introdução à didática da biologia. São Paulo: Escrituras, 2009. p. 219-237.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.