Explorando as experiências de estudantes de Biologia e supervisores contribuições ao desenvolvimento do PIBID

Conteúdo do artigo principal

Ana Maria Nievas
https://orcid.org/0000-0002-2309-4148
Cassiana Baptista Metri
https://orcid.org/0000-0001-6432-4280
Fabiane Fortes
https://orcid.org/0000-0001-6217-3474

Resumo

A formação docente contempla uma diversidade de saberes, dentre eles, os experienciais. O PIBID estabelece uma via de mão dupla de aprendizagem aos licenciandos, através de experiências na escola. Buscamos avaliá-las sob a perspectiva dos licenciandos do curso de Ciências Biológicas e supervisoras, em três escolas de P., Paraná. Com uma abordagem quali-quantitativa, identificamos a aquisição de autonomia, bem como o desenvolvimento de metodologias de ensino e recursos didáticos diversos. As aulas práticas e jogos didáticos foram os mais frequentes. Supervisoras enfatizaram que suas aulas ficaram mais dinâmicas e criativas, e que têm interesse em participar de mais atividades vinculadas à universidade. Estes resultados reforçam a importância do programa não só para a formação docente, mas para o intercâmbio escola-universidade.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Nievas, A. M., Baptista Metri, C., & Fortes, F. (2025). Explorando as experiências de estudantes de Biologia e supervisores: contribuições ao desenvolvimento do PIBID. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(1), 7–20. https://doi.org/10.46667/renbio.v18i1.1647
Seção
Relatos de Experiência

Referências

A., J. V. do A. Portfólio produzido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso Editora: 2018.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

BRASIL. Orientações Curriculares para Ensino Médio: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. DECRETO N° 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 de junho de 2010.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Formação de professores, trabalho e saberes docentes| Training of teachers, work and teaching knowledge. Trabalho & Educação, v. 24, n. 3, p. 143-152, 2015.

FELLOWS, Ian. Package ‘wordcloud’. R package version, v. 2, p. 331, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra, 2014.

GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli; GIMENES, Nelson; FERRAGUT, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014.

G., M. C. Questionário aplicado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.

GONZAGA, Glaucia Ribeiro; MIRANDA, Jean Carlos; FERREIRA, Matheus Lopes; COSTA, Rosa Cristina; FREITAS, Caroline; FARIA, Ana Carla. Jogos didáticos para o ensino de Ciências. Revista Educação Pública, v. 17, n. 7, p. 1-12, 2017.

I., L. G. A.. Portfólio produzido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019.

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: O futuro do Pensamento na Era da Informática. Rio de Janeiro: 34, 2008.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: Por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.

L., G. G. S. Portfólio produzido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.

L., T. K. Questionário aplicado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.

M., L. A. Portfólio produzido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.

MENDES, Regina; MUNFORD, Danusa. Dialogando Saberes-Pesquisa e Prática de Ensino na Formação de Professores de Ciências e Biologia. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 7, p. 202-219, 2005.

M., N. M. Portfólio produzido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.

MOLINA, Karina Soledad Maldonado. A diferença entre estágio e o programa institucional de bolsas de iniciação à docência. A tessitura formativa e reflexiva: o PIBID na Universidade de São Paulo (2018-2020), p. 8, 2021.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 16 ed. Campinas: Papirus, 2012.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução: Catarina Eleonora F. Da Silva e Jeanne Sawaya. Revisão técnica: Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.

OLIVEIRA, Michelle Borba. Questionário aplicado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.

PANIAGO, Rosenilde Nogueira; SARMENTO, Teresa. A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades. Educação & Realidade, v. 42, p. 771-792, 2017.

PANIAGO, Rosenilde Nogueira; SARMENTO, Teresa; ROCHA, Simone Albuquerque da. O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidades e dilemas. Educação em revista, v. 34, p. e190935, 2018.

PEREIRA, Júlio Emílio Diniz; ALLAIN, Luciana Resende. Considerações acerca do professor-pesquisador: a que pesquisa e a que professor se refere essa proposta de formação?. Olhar de professor, v. 9, n. 2, 2006.

R., D. M. Portfólio produzido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.

R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Found. Stat. Comput. Vienna, Austria, 2017.

SEED, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ. Referencial curricular do Estado do Paraná, 2024. Disponível em: https://www.referencialcurriculardoparana.pr.gov.br/. Acesso em: 25 de maio de 2024.

S., A. V. C. Portfólio produzido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.

S., M. M. Portfólio produzido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitadas, 2012.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Penso Editora, 2015.

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.