Compreendendo a função social da política curricular no Brasil a partir das áreas de Ciências da Natureza da BNCC

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Diego Marques da Silva Medeiros

Resumo

A recente Base Nacional Comum Curricular (BNCC) faz parte de uma política curricular que vem sendo motivo de contradições e dificuldades no âmbito da Educação Básica no Brasil, especialmente no que se refere à área das Ciências da Natureza (CN). Nesse contexto, realizou-se pesquisa que visou compreender os objetivos educacionais nas competências e habilidades de CN na atual BNCC e, por conseguinte, a função social desse ensino proposto. Para isso, procedeu-se a partir da Análise de Conteúdo e aplicação da Taxonomia Revisada de Bloom. Foram encontrados resultados que apontam para uma função social propedêutica e reacionária da política curricular materializada nas CN da atual BNCC.

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Como Citar
Medeiros, D. M. da S. (2023). Compreendendo a função social da política curricular no Brasil a partir das áreas de Ciências da Natureza da BNCC. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 627–648. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.977
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Diego Marques da Silva Medeiros, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR - Brasil. Professor Adjunto - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Dourados, MS - Brasil.

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