Percepção de serviços ecossistêmicos por alunos do ensino médio e superior

Conteúdo do artigo principal

Paula Carolina Setti de Almeida
https://orcid.org/0009-0002-4083-3982
Ana Paula Ponce Shiguehara
https://orcid.org/0000-0002-3591-3286
Aline Cipriano Valentim Bastos
https://orcid.org/0009-0005-8514-6467
Fatima Conceição Márquez Piña-Rodrigues
https://orcid.org/0000-0001-8713-448X
Bruno dos Santos Francisco
https://orcid.org/0000-0001-8586-3750

Resumo

O estudo investigou a compreensão e percepção dos serviços ecossistêmicos entre alunos do ensino médio e graduação na área de Biológicas no estado de São Paulo. Aplicou-se um questionário semiestruturado e diante de análises estatísticas, foram identificadas diferenças significativas na percepção entre os dois grupos, atribuídas à educação formal e experiências culturais. Os resultados demostraram a necessidade de estratégias educacionais específicas para aumentar a conscientização sobre os serviços ecossistêmicos, especialmente no ensino médio. Recomenda-se a inclusão precoce desses tópicos no currículo, acompanhada de atividades práticas, para melhorar a compreensão e valorização desses conceitos. A educação ambiental é fundamental para formar indivíduos conscientes e aptos a construir sociedades mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Setti de Almeida , P. C., Ponce Shiguehara, A. P., Cipriano Valentim Bastos, A., Márquez Piña-Rodrigues, F. C., & dos Santos Francisco, B. (2025). Percepção de serviços ecossistêmicos por alunos do ensino médio e superior. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(1), 324–345. https://doi.org/10.46667/renbio.v18i1.1706
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Paula Carolina Setti de Almeida , Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Formação em química Bacaharelado e Licenciatura USP/IMAPES, Mestre  em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis (UFSCar)

Aline Cipriano Valentim Bastos, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestranda em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis na Universidade Federal de São Carlos, Bacharelado em Ciências Biológicas UFSCar.

Fatima Conceição Márquez Piña-Rodrigues, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura Luis de Queiróz (1982), doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e com pós doutorado em Ecologia Tropical na University of Missouri Saint Louis (UMSL), EUA e em Ecologia Aplicada às Ciências Florestais na Universidade de Trás-os-Montes Alto Douro-UTAD, Portugal

Bruno dos Santos Francisco, Universidade Estadual Paulista Campus Bauru

Licenciatura em Ciências Biológicas (Universidade Estadual Paulista Campus Bauru - 2015). Mestres em Biociências (UNESP - Bauru/Assis) e doutor em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis (Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba - 2023)  Pesquisador de pós doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais - PPRN, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Referências

ALMEIDA, R.; SCATENA, L. M.; LUZ, M. S. DA. Environmental perception and public policies - dichotomy and challenges to the development of a sustainability culture. Ambiente & Sociedade, v. 20, n. 1, p. 43–64, mar. 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BOURSCHEID, J. L. W. A convergência da educação ambiental, sustentabilidade, ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e ambiente (CTSA) no ensino de ciências. Metaverso Revista Thema. Volume 11. Número 1. Visconde da Graça: IFSul, 2014.

BORGES, W. B.; OLIVEIRA, A. D. DE; MÜLLER, E. S. Percepção da biodiversidade: qual a contribuição da educação básica? Research, Society and Development, v. 11, n. 13, p. e401111335620, 10 out. 2022.

CHEN, S. et al. Trends in Research on Forest Ecosystem Services in the Most Recent 20 Years: A Bibliometric Analysis. Forests, v. 13, n. 7, p. 1087, 11 jul. 2022.

COLAGRANDE, E. A. et al. Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, 2021.

COSTANZA, R. et al. The value of the world’s ecosystem services and natural capital. Nature, v. 387, n. 6630, 1997.

DE GROOT, R. S.; WILSON, M. A.; BOUMANS, R. M. J. A typology for the classification, description and valuation of ecosystem functions, goods and services. Ecological Economics, v. 41, n. 3, p. 393–408, jun. 2002.

FRANCISCO, B. S. Desenvolvimento de protocolos para seleção de espécies e avaliação de funções ecológicas e serviços ecossistêmicos. Tese (Doutorado em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis) – Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, Sorocaba, 2023.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. Volume 35. Número 2. São Paulo: RAE, 1995.

GRAÇA, M. et al. Street trees as cultural elements in the city: Understanding how perception affects ecosystem services management in Porto, Portugal. Urban Forestry & Urban Greening, v. 30, p. 194–205, mar. 2018.

HENRIQUE FERREIRA, M.; PRESTES DA SILVEIRA, D.; LORENZETTI, L. A Educação Ambiental no “Novo Ensino Médio.” Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 10, p. 1–19, 27 out. 2023.

KADRY, V. O.; PIÑA-RODRIGUES, F. M.; PIRATELLI, A. J. Percepção de agricultores familiares de Ubatuba – SP sobre serviços ecossistêmicos. Biotemas, v. 30, n. 4, p. 101–115, 8 dez. 2017.

LAGBAS, A. J.; DL. HABITO, C. Ecosystem services of coastal and fisheries resources: Perspectives of high school students in Municipality of Panukulan, Polillo Island, Quezon, Philippines. Journal of Marine and Island Cultures, v. 5, n. 2, p. 145–158, dez. 2016.

MILLENNIUM ECOSYSTEM ASSESSMENT. Ecosystems and human well-being: a framework for assessment. Washington, DC: Island Press, 2003.

NEIMAN, Zysman. Era verde?: ecossistemas brasileiros ameaçados. 24a. Edição. Editora Atual, 2012.

PEREIRA, G. R. et al. Desenvolvimento de propostas pedagógicas para Educação Ambiental de alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 18, n. 2, p. 260–276, 1 mar. 2023.

SANTOS ARAÚJO, E. C. et al. Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 1, p. 530–538, 2020.

SEQUEIRA, T. ; GONCALVES, H. ; FRANCISCO, B. S. ; PIRRA, A. ; JOUKES, V. . WELL-BEING AND QUALITY OF LIFE: DIFFERENT PERSPECTIVES IN RURAL AND PERI-URBAN AREAS IN THE NORTH OF PORTUGAL. Regional Science Inquiry, v. XV, p. 13-28, 2023.

SILVA, C. S. DE S. DA et al. Pesquisa de Percepções de Estudantes do Ensino Médio sobre os Desafios Ambientais. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, 2020.

SILVA, E.; SANTOS, T. M. M.; SANTOS, L. N. Educação Ambiental: percepção dos estudantes do Ensino público de Campina Grande, Paraíba. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 17, n. 2, p. 211–225, 31 dez. 2022.

SILVA, V. E. Abordagem da biodiversidade no ensino médio. Momentos: Diálogos em Educação. Volume 21. Número 1. Porto Alegre: PPGEDU, 2012.

TELES, C. D.; DUTRA, C. C.; RIBEIRO, J. L. D.; GUIMARÃES, L. B. M. Uma proposta para avaliação da sustentabilidade socioambiental utilizando suporte analítico e gráfico. Production Journal. Volume 26. Número 2. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2016.

TORKAR, G.; KRAŠOVEC, U. Students’ attitudes toward forest ecosystem services, knowledge about ecology, and direct experience with forests. Ecosystem Services, v. 37, p. 100916, jun. 2019.

ZAKRZEVSKI, S. B. B.; VARGAS, C. V.; DECIAN, V. S. Percepções de Agricultores do Norte do Rio Grande do Sul sobre os Serviços Ecossistêmicos prestados pelas Florestas. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, 2020.

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.