Astrobiologia no ensino médio tecendo bases no currículo de Biologia brasileiro e paranaense

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Claudiane Chefer
André Luis de Oliveira

Resumo

Buscou-se por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho documental, identificar na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná-PR, componente curricular Biologia, habilidades, temáticas e conteúdos que podem ser associados a ciência Astrobiologia. Foi possível por meio da análise, inferir que tanto no currículo proposto pela base, quanto nos referenciais paranaenses, são postos vários conteúdos que, a partir de um olhar abrangente e contextualizado, contemplam os conceitos e conhecimentos científicos que embasam a pesquisa astrobiológica.  Inclusive nas orientações paranaenses, a Astrobiologia é comtemplada como conteúdo escolar. Partindo deste contexto, a identificação de conceitos e relações diretas representam marcos conceituais da inserção da Astrobiologia no currículo brasileiro e paranaense para o EM.

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Como Citar
Chefer, C., & Oliveira, A. L. de. (2023). Astrobiologia no ensino médio: tecendo bases no currículo de Biologia brasileiro e paranaense. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 602–626. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.913
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Claudiane Chefer, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática - Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR - Brasil.  Professora de Ciências  - Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). Curitiba, PR - Brasil. Bolsista - Doutorado CAPES/Fundação Araucária.

André Luis de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática - Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR - Brasil. Professor Adjunto - Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR - Brasil

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