O ensino de Ciências da Natureza nas versões da Base Nacional Comum Curricular, mudanças, disputas e ofensiva liberal-conservadora

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Cláudia Lino Piccinini
Maria Carolina Pires de Andrade

Resumo

Analisamos a Base Nacional Comum Curricular como política de Estado, a participação privilegiada da associação de grupos empresariais brasileiros - Movimento Pela Base -, o cenário de crise política e sua influência no processo de formulação da BNCC. Tomada como um “objeto vivo”, a Base foi compreendida em seu movimento histórico de disputas, o que nos levou ao objetivo central deste trabalho, de estabelecer o quadro geral de mudanças na disciplina Ciências da Natureza nas quatro versões do documento. Partimos de algumas hipóteses que se concretizaram: não houve renovação/inovação na área; prevalece o conservadorismo pari passu ao processo de vinculação da educação, em geral, e da educação científica, em particular; aos interesses de associações monopolistas voltadas a educação.

 

Palavras-chave: monopólios na educação, escola do Estado, conservadorismo, Ciências da Natureza.

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Como Citar
Piccinini, C. L., & Andrade, M. C. P. de. (2018). O ensino de Ciências da Natureza nas versões da Base Nacional Comum Curricular, mudanças, disputas e ofensiva liberal-conservadora. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 11(2), 34–50. https://doi.org/10.46667/renbio.v11i2.124
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Cláudia Lino Piccinini, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pelo NUTES-UFRJ (2003) e o Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Ingressou na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Exerce atividades de ensino nas Licenciaturas em Pedagogia e Biologia e, mais recentemente, no Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica - Ensino de Ciências Biológicas (2013). 

Maria Carolina Pires de Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em Biologia Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

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