Ensino de zoologia por desafios de observação o método científico como instrumento de aprendizagem

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Kerolen Rosa das Neves
Lavínia Schwantes

Resumo

Neste artigo, temos o intuito de apresentar uma abordagem metodológica aplicada ao ensino de Zoologia: os desafios de observação. Baseamos nossa proposta na união de duas estratégias didáticas: -educar pela pesquisa- e, análise dos -casos investigativos-. Em seguida, descrevemos um protocolo explicando como proceder para aplicação dessa metodologia. Neste processo, abordamos o método científico no espaço escolar, o qual permitiu aos estudantes vivenciarem e engajarem-se nas práticas sociais da cultura científica. Durante sua aplicação percebemos que os estudantes passaram a desenvolver a autonomia, a reflexão, a liberdade de expressão e o raciocínio científico. Além disso, essa abordagem favorece a interdisciplinaridade e a contextualização, valorizando a fauna brasileira.

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Como Citar
Neves, K. R. das, & Schwantes, L. (2019). Ensino de zoologia por desafios de observação: o método científico como instrumento de aprendizagem. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 12(2), 188–206. https://doi.org/10.46667/renbio.v12i2.218
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Kerolen Rosa das Neves, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

Lavínia Schwantes, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Licenciatura, e , Bacharelado em Ciências Biológicas e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é professora adjunta da FURG e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG).

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