O ensino de Sistemática e Taxonomia Biológica mapeando produções em evento da área de ensino de Ciências
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O estudo verificou como estão organizadas as produções acadêmicas que retratam o ensino de Sistemática e Taxonomia Biológica. Caracterizada como uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento ou da arte”, a coleta de dados se deu por meio da consulta aos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) entre os anos de 2005 e 2017. Os dados obtidos foram organizados em sete categorias e foi encontrado um reduzido número de trabalhos que abordam este tema, sobretudo a ausência de produções que relacionam a Sistemática e a Taxonomia com os demais conhecimentos da Biologia.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
AMORIM, D. S. AMORIM, D. S. Fundamentos de sistemática filogenética. Ribeirão Preto: Holos, 2002.
CARVALHO, I. N.; NUNES-NETO, N. F.; EL-HANI, C. N. Como selecionar conteúdos de Biologia para o ensino médio? Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p. 67-100, 2011.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.
LIPORINI, T. Q. O ensino de sistemática e taxonomia biológica no ensino médio da rede estadual do município de São Carlos, SP. 2016. 202f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista, campus Bauru, São Paulo, 2016.
LIPORINI, T. Q.; DINIZ, R. E. S. A pesquisa em ensino de sistemática e taxonomia biológica: mapeando trabalhos do ENEBIO entre os anos de 2010 e 2014. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA - ENEBIO, 6., 2013. Atas do.... Maringá, 2016.
LOPES, A. C. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.
LOPES, W. R.; VASCONCELOS, S. D. Representações e distorções conceituais do conteúdo filogenia em livros didáticos de Biologia do ensino médio. Revista Ensaio, v.14, n.3, p. 149-165, 2012.
MATHEWS, M. Science Teaching: the role of History and Philosophy of Science. New York: Routledge, 1994.
MAYR, E. Isto é Biologia: a ciência do mundo vivo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
MAYR, E. O desenvolvimento do pensamento biológico: diversidade, evolução e herança. Tradução de Ivo Martinazzo. Brasília: Universidade de Brasília, 1998.
MEGHLIORATTI, F. A.; BRANDO, F. R.; ANDRADE, A. M. B. S.; CALDEIRA, A. M. A. A integração conceitual no Ensino de Biologia: uma proposta hierárquica de organização do conhecimento biológico. In: CALDEIRA, A. M. A.; ARAUJO, E. S. N. N. (Org.). Introdução à didática da Biologia. São Paulo: Escrituras, 2009, p. 189-205.
MEGID-NETO, J.; PACHECO, D. Pesquisa sobre o ensino de Física no Brasil: concepções e tratamento de problemas em teses e dissertações. In: NARDI, R. (Org.). Pesquisa em ensino de Física. São Paulo: Escrituras, 1998, p. 5-20.
MEGID-NETO, J.; TEIXEIRA, P. M. M. O estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v.11, n.2, p. 273-297, 2012.
MELO, J. R. de; CARMO, E. M. Investigações sobre o ensino de genética e biologia molecular no ensino médio brasileiro: reflexões sobre as publicações científicas. Ciência & Educação. v.15, n.3, 2009, p. 593-611.
OLIVEIRA, M. C. A. Aspectos da pesquisa acadêmica sobre o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’. 2011. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 2011.
OLIVEIRA, T. B.; SILVA; ZANETTI, J. C. Pesquisas em Ensino de Genética (2004-2010). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 8., 2011. Atas do... Campinas, SP, 2011.
PEDRANCINI, V. D.; CORAZZA-NUNES, M. J.; GALUCH, M. T. B.; MOREIRA, A. L. O. R.; RIBEIRO, A. C. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e tecnológico. Revista Electrónica de Ensenãnza de las Ciencias, v.6, n.2, p. 299-309, 2007.
SALEM, S. Perfil, evolução e perspectivas da Pesquisa em Ensino de Física no Brasil. 2012. 385f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
SALES, A. B.; OLIVEIRA, M. R.; LANDIM, M. F. Tendências atuais da pesquisa em Ensino de Biologia: uma análise preliminar de periódicos nacionais. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 5., 2011. Anais do...São Cristóvão, 2011.
SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Disciplina escolar Biologia: entre a retórica unificadora e as questões sociais. In: MARANDINO, M.; FERREIRA, M. S.; AMORIM, A. C. Ensino de Biologia: conhecimento e valores em disputa. Niterói: EDUFF, 2005, p. 50-62.
SIMPSON, G. G. Princípios da taxonomia animal. 2. ed. Tradução de Fernando Albano Ilharco. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1962.
SLONGO, I. I. P. A produção acadêmica em ensino de Biologia: um estudo a partir de teses e dissertações. 2004. 349f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
SOARES, M. N.; LABARCE, E. L.; BONZANINI, T. K.; CARVALHO, F. A.; NARDI, R. Perspectivas atuais da pesquisa em Ensino de Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 6., 2007. Atas do... Florianópolis,
TEIXEIRA, P. M. M. Pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil (1972-2004): um estudo baseado em dissertações e teses. 2008. 413f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID-NETO, J. A Produção acadêmica em ensino de biologia no Brasil - 40 anos (1972-2011): base institucional e tendências temáticas e metodológicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.17, n.2, p. 521-549, 2017.
TEIXEIRA, P. M. M.; OLIVEIRA, F. S. 40 anos de pesquisa em ensino de biologia no Brasil: um estudo baseado em dissertações e teses (1972-2011). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 9., Águas de Lindóia, 2013. Atas do... Águas de Lindóia, 2013.