Conhecimentos e expectativas de estudantes ingressantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSC Campus Criciúma acerca da disciplina de Biologia

Conteúdo do artigo principal

Pedro Rosso
Erica Mastella Benincá
Gabrieli Aparecida Lorenson
Daiana Cardoso Vargas de Figueiredo

Resumo

Aproximar os conhecimentos abordados na escola daqueles necessários para a formação pessoal, intelectual, social e profissional dos estudantes é desafiador. Objetivou-se analisar os conhecimentos e expectativas de estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio acerca da disciplina de biologia. Analisaram-se documentos oficiais e aplicou-se um questionário para estudantes de cursos técnicos integrados do Instituto Federal da Santa Catarina, Campus Criciúma. 89,8% conhece o objeto de estudo da biologia e 30,5% relacionou os temas de Ciência do Ensino Fundamental com os temas de biologia. Os temas de biologia considerados importantes para a formação pessoal e profissional foram os relacionados à biodiversidade, à anatomia e fisiologia, incluindo as patologias, à origem e evolução da vida e ao estudo da célula.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Rosso, P., Benincá, E. M., Lorenson, G. A., & Figueiredo, D. C. V. de. (2020). Conhecimentos e expectativas de estudantes ingressantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSC Campus Criciúma acerca da disciplina de Biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(1), 74–85. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.259
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Pedro Rosso, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutor em Biologia Animal  - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegrew, RS - Brasil.  Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Florianópolis, SC - Brasil

Erica Mastella Benincá, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental -  Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Itajaí, SC - Brasil. Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Florianópolis, SC - Brasil. 

Gabrieli Aparecida Lorenson, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduação em Química - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Florianópolis, SC - Brasil. Especialização em andamento - Docência no Ensino Superior  - Centro Universitário Leonardo da Vinci, (UNIASSELVI). Benedito, SC -  Brasil.

Daiana Cardoso Vargas de Figueiredo, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduação em andamento - Licenciatura em Química - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Florianópolis, SC - Brasil.

Referências

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