Mudanças no ensino de ciências naturais geradas pela pandemia de COVID-19 no Distrito Federal
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo a compreensão das mudanças ocasionadas ao Ensino de Ciências Naturais devido à pandemia de COVID-19, no âmbito do Distrito Federal. É uma pesquisa de cunho qualitativo e utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos de pesquisa foram professores atuantes na disciplina de Ciências da SEEDF (Secretaria de Estado de Educação). Como resultados observa-se que houve um aumento do uso das TDIC’s no ensino e foram detectados aspectos relacionados a sobrecarga de trabalho e fragilidades emocionais. Evidencia-se que a realidade educacional de professores atuantes na SEEDF coaduna com a realidade de profissionais atuantes em outros estados brasileiros e que é necessário repensar o cenário educacional para que se possa amenizar tais impactos.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALVES, T.; FARENZENA, N.; SILVEIRA, A. A. D.; PINTO, J. M. D. R. Implicações da pandemia da COVID-19 para o financiamento da educação básica. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 54, p. 979-993, jul., 2020.
AVELINO, W. F.; MENDES, J. G. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de conjuntura. Revista UFRR, Boa Vista, v. 2, n.5, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/AvelinoMendes. Acesso em: 20 de dez. de 2021.
BARBOSA, A. T.; FERREIRA, G. L.; KATO, D. S. O ensino remoto emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da Regional 4 da Sbenbio (MG/GO/TO/DF). Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 13, n. 2, p. 379-399, 2020. DOI: 10.46667/renbio.v13i2.396. Disponível em: https://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/396 . Acesso em: 14 de jul. de 2021.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9394/1996. São Paulo: Saraiva, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 12 de jul. de 2021.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 . Acesso em: 12 de jul. de 2021.
CAMPOS, M. C. S.; SILVA, C. D. D.; BEZERRA, P. D. F.; MOURA, W. K. A.; CASTRO, J. A. M. C.; FONTINELE, D. C. S. S. Metodologias ativas e ensino híbrido: potencialidades e desafios. Campina Grande: Amplla, 2021. Disponível em: https://ampllaeditora.com.br/books/2021/06/eBook-Metodologias-Ativas.pdf . Acesso em: 14 de jul. de 2021.
CARDOSO, J. C. A percepção dos professores de ciências e biologia da rede estadual de ensino a respeito do ensino remoto emergencial ocasionado pela covid-19. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubarão, 2021. p.52.
CASTRO, M. Z. G. D. A formação continuada de professores na escola de aperfeiçoamento de profissionais da educação (EAPE) referente a lei 10.639. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Brasília, p. 65, 2011.
COVATTI, F. A. F., TRENTIN, V. B. F.; FISCHER, J. F. Concepções e práticas avaliativas: inclusão escolar e diversidade. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-EDUCERE, EL SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO-SIRSSE, 10., 2011. Anais... Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2011. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2011/5175_2733.pdf. Acesso em: 28 de dez. de 2021.
DERING, R. O. A educação no Brasil em tempos de pandemia (antes-durante-após): reflexões na perspectiva decolonial. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-16, agosto de2021. Disponível em: https://www.revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6602/5516. Acesso em: 28 dez. 2021.
DISTRITO FEDERAL. Decreto nº 40.509 publicado no dia 11 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, e dá outras providências. Disponível em: http://www.buriti.df.gov.br/ftp/diariooficial/2020/03_Mar%C3%A7o/DODF%20025%2011-03-2020%20EDICAO%20EXTRA/DODF%20025%2011-03-2020%20EDICAO%20EXTRA.pdf. Acesso em: 27 nov.2021.
DISTRITO FEDERAL. Portaria nº 133, de 03 de junho de 2020. Dispõe sobre os critérios para atuação dos profissionais em exercício nas unidades escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal, nas atividades educacionais não presenciais, no período de pandemia pelo coronavírus. Disponível em: https://cdn.sinprodf.org.br/portal/uploads/2020/06/04152002/PORTARIA-N%C2%BA-133-DE-03-DE-JUNHO-DE-2020.pdf. Acesso em: 27 de nov. de 2021.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Governo do Distrito Federal, 2020. Aprendizagem e tecnologias remotas. Brasília. Disponível em: https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2020/06/Aprendizagem_e_tecnologias_remotas___GFAF___2020_Final.pdf. Acesso em: 27 de nov. de 2021.
DISTRITO FEDERAL Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Governo do Distrito Federal, 2020. Orientação para as aulas por meio de atividades não presenciais – Aos professores. Brasília. Disponível em: https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2020/06/orienta%C3%A7%C3%B5es-aos-professore-aulas-n%C3%A3o-presenciais.pdf. Acesso em: 07 de jul. de 2021.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Governo do Distrito Federal, 2021. Portaria conjunta nº 12, de 28 de outubro de 2021. Dispõe sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle da COVID-19 nas unidades escolares da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Disponível em: https://cdn.sinprodf.org.br/portal/uploads/2021/11/01083445/PORTARIA-CONJUNTA-No-12-DE-28-DE-OUTUBRO-DE-2021.pdf. Acesso em: 27 de nov. de 2021.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Governo do Distrito Federal, 2021. Circular n.º 4/2021 - SEE/GAB. Recomendações para a retomada das atividades escolares presenciais. Disponível em: https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2021/08/Circular.pdf. Acesso em: 27 de nov. de 2021.
JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Educação a distância ou atividade educacional remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, Itajubá, v. 9, n. 7, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4299.
KAPPES, S.; SCHABAT, F. M.; ZOLETTI, G. K.; COMUNELLO, M. J.; BUSATO, M. A.; JUNIOR, W. A. R. Saúde mental de docentes no cenário da pandemia da Covid-19. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE, jul. 2021.
KRAEMER, S. A.; FORIGO, F. M.; KRUL, A. J. Processos de ensino e de aprendizagem nas aulas de ciências do Ensino fundamental em período pandêmico. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (ENACED), 21., 2020, e SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO (SIEPEC), 1, 2020. Anais... Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enacedesiepec/article/view/18780/17523. Acesso em: 28 de dez. de 2021.
LUDOVICO, F. M.; MOLON, J.; BARCELLOS, P. D. S. C. C.; FRANCO, S. R. K. COVID-19: desafios dos docentes na linha de frente da educação. Educação, v.10, n. 1, p. 58-74, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p58-74. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9166 . Acesso em: 14 de jul. de 2021.
MATTOS, E. A. DE; SILVA, J. P. A. DA; RABELLO, P. I. R.; QUEIROZ, D. DE M.; NASCIMENTO, W. E. As professoras de ciências naturais e o ensino remoto na pandemia de COVID-19. Cadernos de Estágio, v. 2, n.2, p. 105-118, 16 abr. 2021.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
OLIVEIRA, J. F. A. C.; FERNANDES, J. C. C.; ANDRADE, E. L. M. Educação no contexto da pandemia da Covid-19: adversidades e possibilidades. Itinerarius Reflectionis, v. 16, n. 1, p.1-17, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i1.65332. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/65332 . Acesso em: 14 de jul. de 2021.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Surto de doença por coronavírus (COVID-19). Disponível em: https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acesso em: 07 de jul. de 2021a.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Orientação sobre o uso de máscaras no contexto da COVID-19. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52254/OPASWBRACOVID-1920071_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 07 de jul. de 2021b.
PIRES BRITO, S. B.; BRAGA, I. O.; CUNHA, C. C.; PALÁCIO, M. A. V.; TAKENAMI, I. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, v.8, n.2, p.54-63, 2020. Disponível em: https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/1531. Acesso em: 14 de jul. de 2021.
PONTE, J. P. da. As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores. A formação para a integração das TIC na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico. Cadernos de Formação de Professores, n.4, p. 19-26, 2002. Porto: Editora Porto. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4202/1/02-Ponte%20%28TIC-INAFOP%29.pdf. Acesso em: 29 de dez. de 2021.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
RONDINI, C. A., PEDRO, K. M.; DUARTE, C. DOS S. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Educação, Aracajú, v. 10, n.1, p. 41 -57, setembro de 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57. Acesso em: 14 jul. 2021.
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic). TIC Educação 2020: edição COVID-19, metodologia adaptada, coletiva de imprensa. 2021. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2020_coletiva_imprensa.pdf>. Acesso em: 28 de jan. 2022.
WERNECK, G.; CARVALHO, M. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Caderno Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 5, maio de 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00068820. Acesso em: 14 de jul. de 2021.