Motivação e percepção da aprendizagem após a abordagem de helmintíases utilizando os métodos de ensino expositivo e de instrução por pares

Conteúdo do artigo principal

Marianna Carrijo Alves Madureira Valentin
Tatiane Araujo Aquino
Antonia Santos da Silva
José Eduardo Baroneza

Resumo

O desinteresse e a desmotivação dos estudantes em sala de aula podem comprometer significativamente a aprendizagem e devem ser considerados na escolha dos métodos de ensino. Este estudo teve como objetivo comparar a motivação e a percepção da aprendizagem de 108 estudantes do ensino médio, submetidos a aula expositiva e ao método Instrução por Pares – IpP na abordagem de conteúdos relacionados às helmintíases. Não foram observadas diferenças significativas quanto à motivação ao aprender, entretanto, quanto a percepção de aprendizagem os estudantes sentiram-se mais seguros no método IpP. Os resultados indicam que o método expositivo de forma dialogada e os métodos ativos, em particular o IpP, podem valorizar as diferentes formas de aprender, envolvendo o estudante em seu processo de aprendizagem.

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Como Citar
Valentin, M. C. A. M. ., Aquino, T. A., Silva, A. S. da, & Baroneza, J. E. (2022). Motivação e percepção da aprendizagem após a abordagem de helmintíases utilizando os métodos de ensino expositivo e de instrução por pares. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(2), 1052–1070. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i2.784
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Marianna Carrijo Alves Madureira Valentin, Universidade de Brasília

Mestrado em Ensino de Biologia - Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil. Professora - Secretaria de Estado da Educação do Estado de Goiás.  

Tatiane Araujo Aquino, Universidade de Brasília

Mestrado em Ensino de Biologia - Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil. Professora - Secretaria de Estado da Educação do Estado de Goiás.

 

Antonia Santos da Silva, Universidade de Brasília

Mestrado em Ensino de Biologia - Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil. Professora - Secretaria de Estado da Educação do Estado de Goiás

José Eduardo Baroneza, Universidade de Brasília

Doutorado em Biologia Celular e Molecular - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil. Professor Adjunto - Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF (Brasil).

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