Aprender biologia com insetos no campo uma proposta de sequência didática com abordagem investigativa para o ensino médio

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Juliana Lepsch Bull Massi Leão
Margarete Valverde de Macedo

Resumo

Diante dos desafios que os professores enfrentam em suas salas de aula, há necessidade de estratégias que promovam maior motivação dos estudantes e contribuam de forma mais efetiva para a educação científica. Nesse contexto, o presente trabalho traz uma proposta de sequência didática investigativa (SDI) com orientações, para professores trabalharem conteúdos de Biologia no Ensino Médio, usando de insetos em atividades de campo, desenvolvidas colaborativamente. A SDI é dividida em cinco etapas, que têm como culminância uma exposição dos trabalhos realizados para a comunidade escolar. A aplicação da SDI em duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio resultou em maior interesse e motivação dos alunos na participação das atividades e na produção dos trabalhos, havendo maior aproveitamento.

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Como Citar
Leão, J. L. B. M. ., & Macedo, M. . V. de. (2021). Aprender biologia com insetos no campo: uma proposta de sequência didática com abordagem investigativa para o ensino médio. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 505–529. Recuperado de https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/393
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Juliana Lepsch Bull Massi Leão, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia PROFBIO - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora - Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.



Margarete Valverde de Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Ecologia - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Associada - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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