A formação inicial do licenciado em ciências biológicas e o tema sexualidade

Conteúdo do artigo principal

Eula Raissa Chaves de Almeida Corbagi
Taitiâny Karita Bonzanini

Resumo

Práticas formativas devem relacionar-se com desafios vividos pelos profissionais cotidianamente, envolvendo domínio e construção de saberes exigidos na atividade docente. Portanto, este artigo objetivou discutir a formação do licenciando em Ciências Biológicas no tema sexualidade. Para tanto, foram submetidas à análise documental ementas de disciplinas obrigatórias e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos discentes em 2016. Observou-se justificativa para abordagem do tema em 17 disciplinas, contudo, o curso pouco contribui à formação de professores aptos a trabalhá-lo na educação básica apesar de conter momentos propícios ao seu aprofundamento. Sugere-se que as licenciaturas passem a olhar favoravelmente à abordagem da sexualidade na formação docente, podendo considerar debates promovidos pelo movimento estudantil, salvo adequação metodológica, para desenvolver saberes necessários ao exercício da profissão docente.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Corbagi, E. R. C. de A., & Bonzanini, T. K. (2021). A formação inicial do licenciado em ciências biológicas e o tema sexualidade. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 12–31. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.526
Seção
Dossiê Temático - Gênero, Sexualidade e Ensino de Biologia - entre práticas
Biografia do Autor

Eula Raissa Chaves de Almeida Corbagi, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo (ESALQ/USP)

Mestranda em Ecologia Aplicada - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Professora - Rede de Cursinhos Populares Podemos +, PODEMOS +, Brasil.

Taitiâny Karita Bonzanini, Universidade de São Paulo (ESALQ/USP)

Doutora em Ensino de Ciências - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora doutora - Universidade de São Paulo (ESALQ/USP)

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