A importância da prática e da diversificação dos espaços de aprendizagem a formação universitária em uma trilha urbana com a temática da Biodiversidade à luz da Educação Ambiental

Conteúdo do artigo principal

Lakshmi Juliane Vallim Hofstatter
Rosiléia Oliveira de Almeida
Charbel Nino El Hani
Haydée Torres de Oliveira

Resumo

O presente manuscrito apresenta aspectos de uma formação universitária que objetivou implementar uma trilha educativa, dentro da Universidade Federal da Bahia, abordando temas relacionados à biodiversidade e à educação ambiental.  A pesquisa possui abordagem qualitativa e buscou compreender, junto às pessoas que participaram, aspectos relacionados ao desenvolvimento da formação oferecida para estudantes de graduação para serem guias e educadores dessa trilha. Os dados foram coletados através de grupo focal e questionários e foram analisados de uma perspectiva hermenêutica, buscando os sentidos atribuídos pelo coletivo participante. Os resultados se estruturaram dentro de três categorias de análise: conhecimento; aspectos éticos-estéticos e participação e apontam para a necessidade de romper estruturas tradicionais curriculares e incorporar abordagens que contemplem aspectos humanos sensíveis e éticos.

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Como Citar
Hofstatter, L. J. V., Almeida, R. O. de, El Hani, C. N., & Oliveira, H. T. de. (2023). A importância da prática e da diversificação dos espaços de aprendizagem: a formação universitária em uma trilha urbana com a temática da Biodiversidade à luz da Educação Ambiental. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(2), 1343–1367. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.1059
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Lakshmi Juliane Vallim Hofstatter, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Ciências - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, SP - Brasil. Professora Adjunta  - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Cruz das Almas, BA - Brasil. 

Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Professora associada  - Faculdade de Educação - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA - Brasil. 

Charbel Nino El Hani, Universidade Federal da Bahia

Doutor  em Educação  - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil. Pós-doutor -  Centro de Filosofia da Natureza e Estudos da Ciência - Universidade de Copenhague, Dinamarca. Professor Titular - Instituto de Biologia - Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA - Brasil. 

Haydée Torres de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental  e Pós-Doutorado em Educação Ambiental  - Universidade Autônoma de Barcelona. Barcelona, Espanha. Professora Titular/Senior do Departamento de Ciências Ambientais  - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, SP - Brasil. 

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