O Centro Oeste Mineiro, biodiversidade e o ensino de biologia produzindo uma bionarrativa social (bionas) no contexto divinopolitano

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Thais Ferreira Bessas Silva
Laís de Souza Rédua

Resumo

O presente relato de experiência objetiva produzir uma Bionarrativa Social (BIONAS) em diálogo com temáticas sobre a biodiversidade salientadas em jornais digitais da região de Divinópolis (MG). Assim, foi feito a produção da BIONAS intitulada “Memórias do Rio Itapecerica e os conflitos sobre a água em Divinópolis” e um levantamento das temáticas ambientais em reportagens jornalísticas. A BIONAS traz um conjunto de narrativas envolvendo o principal rio regional, abrangendo questões históricas, culturais, artísticas, científicas e políticas, contribuindo para reflexões sobre a biodiversidade local no ensino de biologia e para resoluções de conflitos socioambientais protagonizados pelos sujeitos locais. Em diálogo com a BIONAS, a temática mais frequente no levantamento foi a questão hídrica, evidenciando um conflito socioambiental sobre a água em Divinópolis e região.

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Como Citar
Silva, T. F. B. ., & Rédua, L. de S. . (2021). O Centro Oeste Mineiro, biodiversidade e o ensino de biologia: produzindo uma bionarrativa social (bionas) no contexto divinopolitano. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(2), 776–797. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i2.615
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Thais Ferreira Bessas Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Ciências Biológicas - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Divinópolis, MG - Brasil. Integrante do GEPIC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade na Educação em Ciências. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) -Uberaba, MG - Brasil.

Laís de Souza Rédua, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestrado em Educação - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG - Brasil. Professora do ensino superior -  Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Belo Horizonte, MG - Brasil.

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